LA RESOLUCIÓN DE CONFLICTOS FAMILIARES POR MEDIACIÓN: LA REALIDAD EN ESPAÑA Y PORTUGAL

Autores

  • Cátia Marques Cebola Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Palavras-chave:

Conflito. Questões familiares. Mediação. Mediador.

Resumo

As especificidades dos conflitos familiares caracterizados pela sua inerente carga emocional e psicológica reclamam formas de solucionamento capazes de responder de forma adequada a esta conflitualidade. A mediação apresenta-se muitas vezes como uma via com maiores vantagens aplicativas que o próprio sistema judicial. O presente trabalho pretende analisar as valências deste mecanismo, estudando-se a sua implementação legal nos ordenamentos jurídicos espanhol e português.

Biografia do Autor

Cátia Marques Cebola, Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal)

Doutora em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Salamanca e Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra onde também obteve a sua licenciatura em Direito. Professora na área jurídica na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Cursou o Programa de Mediação ministrado pelo Harvard Negotiation Institute da Harvard Law School.

Downloads

Publicado

2016-01-18

Como Citar

Marques Cebola, C. (2016). LA RESOLUCIÓN DE CONFLICTOS FAMILIARES POR MEDIACIÓN: LA REALIDAD EN ESPAÑA Y PORTUGAL. Revista Eletrônica De Direito Processual, 8(8). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/redp/article/view/20239