VALORAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL DE HERITAGE ASSETS: ESTUDO APLICADO AO MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA

Autores

  • Fátima de Souza Freire Universidade de Brasília
  • Vicente Lima Crisóstomo Universidade Federal do Ceará
  • André Porfírio de Almeida Universidade de Brasília
  • Francielle de Jesus Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v22i3.34052

Palavras-chave:

Heritage Assets, Valoração Econômica, Valoração Cultural, Disposição a pagar

Resumo

O desafio dos gestores públicos está em encontrar uma medida objetiva que possa dar um valor justo aos ativos culturais, principalmente para aqueles que não são comercializados. Este artigo tem como objetivo identificar a disposição a pagar de um museu pelo seu uso, caracterizando também quais são as dimensões culturais que recaem sobre o valor econômico de cada ativo cultural. A metodologia utilizada foi a survey. Teve como foco de mensuração dois heritage assets do Museu de Geociências da Universidade de Brasília: o Meteorito Sanclerlândia e o Quartzo Hialino. Foram aplicados 263 questionários ao público da Universidade, no mês de maio e junho de 2016, para encontrar tanto os valores econômicos quanto culturais e educacionais, o que permitiu realizar uma análise comparativa entre os resultados encontrados. Conclui-se que há uma divergência entre o valor da disposição a pagar e valor atribuído entre pessoas com níveis diferentes de escolaridade para as rochas, mas não para todas demais dimensões.

Biografia do Autor

Fátima de Souza Freire, Universidade de Brasília

Professora Titular do Departamento de Ciências Contábeis e Atuárias, da Universidade de Brasília. Doutora em Economia pela Université de Sciences Souciales de Toulouse, França. 

Vicente Lima Crisóstomo, Universidade Federal do Ceará

Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Finanças pela Universidade de Valladolid, Espanha.

André Porfírio de Almeida, Universidade de Brasília

Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília. Contador da Universidade de Brasília. Professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Processus.

Francielle de Jesus Silva, Universidade de Brasília

Bolsista do PIBIC CNPq, curso de Ciências Contábeis da Universidade de Brasília

Downloads

Publicado

2018-05-04

Como Citar

Freire, F. de S., Crisóstomo, V. L., Almeida, A. P. de, & Silva, F. de J. (2018). VALORAÇÃO ECONÔMICA E CULTURAL DE HERITAGE ASSETS: ESTUDO APLICADO AO MUSEU DE GEOCIÊNCIAS DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(3), 64–86. https://doi.org/10.12979/rcmccuerj.v22i3.34052

Edição

Seção

Artigos