Editorial v.22, n. 2, 2017

Autores

  • Andréa Paula Osório Duque "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

DOI:

https://doi.org/10.12979/32380

Resumo

Caros Leitores,

Como mencionado por Isaac Newton, “O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano”. Logo, em nosso esforço de mergulhar no conhecimento construído pelos pares, esperamos contribuir positivamente para uma gama maior de empreendedorismo inovador.

Com essa missão em mente, ofertamos, para a sua leitura, os artigos abaixo mencionados, fruto do trabalho de pesquisa de vários autores que, com todos nós, passaram a dividir o saber, multiplicando o seu acesso. Neste sentido, a edição da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ - RCMCC (v. 22, n. 2, 2017) é marcada pelo interesse em duas áreas brangentes, ambas envolvendo a contabilidade: a regulação e o mercado de capitais.

O primeiro trabalho sobre regulação aborda o Preço de transferência: legislação dos países da América do Sul e implicações nas importações de bens e serviços, e tem como objetivo identificar a implicação das regulamentações de preço de transferência no custo das importações de bens e serviços nos diferentes países da América do Sul.

Já o segundo trabalho trata da Evolução do Controle Interno no Setor Público: Um Estudo dos Novos Normativos Emitidos entre 2003-2016 e se propõe a analisar os avanços da emissão de novas normas (Leis, Decretos, Resoluções, Portarias e Instruções Normativas) que contribuíram para o aprimoramento do controle interno no setor público brasileiro, como forma de prevenção contra falhas, fraudes e corrupção.

O terceiro trabalho aborda a Assimetria informacional no mercado de capitais do Brasil: os relatórios contábeis são capazes de reduzir o risco de investimento? Esta pesquisa tem como objetivo analisar os avanços da emissão de novas normas (Leis, Decretos, Resoluções, Portarias e Instruções Normativas) que contribuíram para o aprimoramento do controle interno no setor público brasileiro, como forma de prevenção contra falhas, fraudes e corrupção.

Finalizando os artigos que abordam os impactos das normas nas organizações, tem-se A Emenda Constitucional 95 e seus efeitos, que tem como ênfase a análise da emenda constitucional (PEC) 55/2016, limitando gastos públicos, e o impacto de sua adoção para o controle dos gastos no setor público.

Um segundo grupo de artigos envolve o mercado de capitais. São dois artigos. O primeiro tem o título Avaliação multicritério do mercado de capitais de empresas do BRICS, e buscou avaliar o ranking de empresas pertencentes ao BRICS.

O segundo artigo Um estudo sobre causalidade entre ativos intangíveis e desempenho econômico de empresas (2010 - 2014) busca verificar a relação causal entre investimentos em Ativos Intangíveis (AIs) e desempenho econômico em empresas brasileiras listadas na BM&FBovespa, no período de 2010 a 2014.

Boa leitura! ... e que sejamos contemplados com múltiplas gotas de sabedoria!

Profa. Dra. Andréa Paula Osório Duque

Editora da Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ

Biografia do Autor

Andréa Paula Osório Duque, "Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da UERJ"

Dra. em Ciência da Informação

Downloads

Publicado

2018-01-23

Como Citar

Duque, A. P. O. (2018). Editorial v.22, n. 2, 2017. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(2), 1–2. https://doi.org/10.12979/32380

Edição

Seção

Editorial