AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO DO MERCADO DE CAPITAIS DE EMPRESAS DO BRICS

Autores

  • Larissa Degenhart Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Nelson Hein Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Adriana Kroenke Hein Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Mara Vogt Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

DOI:

https://doi.org/10.12979/32366

Resumo

Este estudo objetivou avaliar o ranking de empresas pertencentes ao BRICS considerando os indicadores de mercado de capitais. Realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa. A população do estudo compreendeu todas as empresas pertencentes ao grupo BRICS. A amostra constituiu-se de 299 empresas do Brasil, 636 da Rússia, 1.195 da Índia, 1.807 da China e 271 empresas da África do Sul. O período de análise compreendeu os anos de 2011 a 2015. Para a análise dos dados aplicou-se o método multicritério MOORA. Os resultados revelaram que as empresas que lideraram oranking foram: Ferrovia Centro Atlântica (Brasil), Enel Rossiya (Rússia), Tide Water Oil Co India (Índia), Tonghua GoldenHorse Pharmaceutical Industry (China) e Indequity Group (África do Sul). Esta pesquisa comprovou a aplicabilidade, potencialidade e flexibilidade do método MOORA, visto que foi possível identificar as posições das empresas frente à análise dos indicadores de mercado de capitais e ainda, resolver um problema de tomada de decisão em um cenário complexo, como é o caso do mercado de capitais. Este estudo contribui para os analistas de mercado, corretoras, gestores de carteiras e fundos globais que estão diretamente envolvidos na avaliação de ações e no desenvolvimento de estratégias globais de alocação de ativos e reguladores financeiros.

Biografia do Autor

Larissa Degenhart, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Nelson Hein, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC) da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Adriana Kroenke Hein, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutorado em métodos numéricos pelo Programa de Métodos Numéricos e Engenharia da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC/FURB)

Professora do Departamento de Matemática da Universidade Regional de Blumenau e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis e Administração da Universidade Regional de Blumenau - FURB.

Mara Vogt, Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Doutoranda em Ciências Contábeis e Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau – FURB

Downloads

Publicado

2018-01-22

Como Citar

Degenhart, L., Hein, N., Hein, A. K., & Vogt, M. (2018). AVALIAÇÃO MULTICRITÉRIO DO MERCADO DE CAPITAIS DE EMPRESAS DO BRICS. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(2), 76–91. https://doi.org/10.12979/32366

Edição

Seção

Artigos