META-ANÁLISE DOS EFEITOS DA ADOÇÃO DAS IFRS NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL

Autores

  • Luzivalda Guedes Damascena Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB
  • Filipe Coelho de Lima Duarte Universidade Federal da Paraíba - UFPB
  • Edilson Paulo Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Professor do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.12979/31902

Palavras-chave:

Contabilidade e Finanças

Resumo

A adoção das normas internacionais de contabilidade (IFRS) ao redor do mundotem estimulado a pesquisa empírica que investiga, entre outras coisas, o impacto dessa adoção na qualidade das informações contábeis. O objetivo desse estudo é verificar o efeito das IFRS na qualidade da informação contábil no Brasil, sendo esta analisada por meio das proxies: conservadorismo condicional, gerenciamento de resultados e value relevance. Para isto foi realizada uma meta-análise com 18 pesquisas empíricas, totalizando 36.309 observações. Os resultados não confirmaram aumento do grau do conservadorismo condicional e redução do gerenciamento de resultados, por meio de accruals, após as IFRS no mercado de capitais brasileiro. No que diz respeito ao value relevance, os modelos de preço para o lucro líquido e o patrimônio líquido indicaram, em média, aumento de conteúdo informacional relevante com a aplicação das IFRS no Brasil. Constatou-se também que com as IFRS os lucros manifestaram-se mais relevantes do que o valor contábil do patrimônio, quando avaliado por meio de modelos de preços e retorno. Este estudo teve como limitação a reduzida quantidade de pesquisas que trataram da temática IFRS e qualidade da informação contábil no Brasil. Além disso, os estudos publicados até 2016 ainda exibiam um curto lapso temporal de investigação, não superior a 2013, dificultando inferências mais robustas usando a meta-análise.

Biografia do Autor

Luzivalda Guedes Damascena, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Doutoranda em Ciências Contábeis Pelo Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UNB/UFPB/UFRN;
Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB

Filipe Coelho de Lima Duarte, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestre em Ciências Contábeis pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da UFPB

Edilson Paulo, Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Professor do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN.

Doutor em Ciências Contábeis pela FEA–USP

Professor Associado I da Universidade Federal da Paraíba - UFPB e Professor do Programa Multiinstitucional e Inter-regional de Pós-graduação em Ciências Contábeis UnB/UFPB/UFRN.

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Damascena, L. G., Duarte, F. C. de L., & Paulo, E. (2017). META-ANÁLISE DOS EFEITOS DA ADOÇÃO DAS IFRS NA QUALIDADE DA INFORMAÇÃO CONTÁBIL NO BRASIL. Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(1), 28–48. https://doi.org/10.12979/31902

Edição

Seção

Artigos