PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIA (eSocial)

Autores

  • Alda Caon Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Sabrina Nascimento Universidade do Oeste de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12979/31901

Resumo

O estudo buscou analisar a percepção dos discentes de ciências contábeis sobre o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Trabalhistas e Previdenciária (eSocial), em uma instituição de ensino superior comunitária do oeste de Santa Catarina. Na metodologia, a pesquisa descritiva de levantamento ou survey fez uso de uma abordagem quantitativa. Os resultados apontam que os discentes apresentam uma preocupação quanto à complexidade do assunto, tendo em vista que as informações devem ser repassadas aos órgãos governamentais de maneira precisa, verídica e em tempo real. Observa-se que participação em treinamentos, cursos e capacitações ainda é baixa.  Quanto à capacidade para trabalhar com o eSocial, em linhas gerais, os discentes acreditam que estão pouco preparados para implementar tal mudança que o governo impõe. Conclui-se que há um despreparo, dificuldade e falta de conhecimento por parte dos discentes, profissionais e das organizações quanto às informações relacionadas ao eSocial.

Biografia do Autor

Alda Caon, Universidade do Oeste de Santa Catarina

bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste de Santa Catarina

Sabrina Nascimento, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Professora Doutora titular do Departamento de Ciência Contábeis da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC),

Downloads

Publicado

2017-12-18

Como Citar

Caon, A., & Nascimento, S. (2017). PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS SOBRE O SISTEMA DE ESCRITURAÇÃO DIGITAL DAS OBRIGAÇÕES FISCAIS, TRABALHISTAS E PREVIDENCIÁRIA (eSocial). Revista De Contabilidade Do Mestrado Em Ciências Contábeis Da UERJ, 22(1), 3–27. https://doi.org/10.12979/31901

Edição

Seção

Artigos