IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO DESORDENADA NA SAÚDE PÚBLICA: LEPTOSPIROSE E INFRAESTRUTURA URBANA

Autores

  • JOYCE ARISTERCIA SIQUEIRA SOARES
  • LAYANA DANTAS DE ALENCAR
  • LÍVIA POLIANA SANTANA CAVALCANTE
  • LAYZ DANTAS DE ALENCAR

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9632

Resumo

O presente estudo tem como objetivo principal fazer uma reflexão teórica sobre o processo de urbanização no Brasil e a relação com as doenças de veiculação hídrica, a exemplo a Leptospirose. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica seguindo os princípios de uma pesquisa exploratória. A Leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactérias patogênicas do gênero Leptospira, sendo o principal reservatório constituído pelos roedores sinantrópicos, e transmitida ao ser humano através do contato direto ou indireto à urina de animais infectados. A disseminação da Leptospirose é considerada um importante problema de saúde pública, está intrinsecamente ligada ao déficit de infraestrutura, acarretada pela urbanização desorganizada. Portanto, destaca-se dessa forma, medidas mitigatórias, a fim de evitar a ocorrência e prevenir surtos e epidemias da leptospirose, através da melhoria das condições higiênico-sanitárias da população, controle de roedores e educação ambiental

Biografia do Autor

JOYCE ARISTERCIA SIQUEIRA SOARES

Graduada em Administração pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Mestranda do Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

LAYANA DANTAS DE ALENCAR

Graduada em Direito pela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG. Mestranda em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande/ UFCG.

LÍVIA POLIANA SANTANA CAVALCANTE

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual da Paraíba/UEPB. Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela UNINTER. Mestranda no Programa de Pós-graduação em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande.

LAYZ DANTAS DE ALENCAR

Graduanda em Enfermagempela Universidade Federal de Campina Grande/UFCG.

Publicado

2014-02-28

Como Citar

SIQUEIRA SOARES, J. A., DE ALENCAR, L. D., SANTANA CAVALCANTE, L. P., & DE ALENCAR, L. D. (2014). IMPACTOS DA URBANIZAÇÃO DESORDENADA NA SAÚDE PÚBLICA: LEPTOSPIROSE E INFRAESTRUTURA URBANA. POLÊM!CA, 13(1), 1006–1020. https://doi.org/10.12957/polemica.2014.9632

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS