BREVE HISTÓRICO DAS RELAÇÕES HOMEM-AMBIENTE PRESENTES NA ENTOMOFAGIA E ENTOMOTERAPIA

Autores

  • CARLOS ALBERTO BATISTA SANTOS ALBERTO BATISTA SANTOS Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia/UNEB, Campus III, Juazeiro/BA. Doutorando em Etnobiologia e Conservação da Natureza/UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco). Coordena o Centro das Etnicidades Opará/UNEB e desenvolve projetos de pesquisa com Comunidades Quilombolas e Povos Indígenas.
  • ROBERTO REMÍGIO FLORÊNCIO Professor Auxiliar do Instituto Federal de Educação Sertão de Pernambuco, Campus Ouricuri/PE. Mestrando em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pela Universidade do Estado da BahiaqUNEB. Atua na área de Educação, Linguística e Comunidades Tradicionais.

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8648

Resumo

A Etnoentomologia enfoca os estudos relacionados ao uso dos insetos por populações tradicionais. Entre esses usos, podemos citar a entomofogia e a entomoterapia, que se referem à ingestão de insetos como alimentos e à utilização destes como produtos farmacológicos, respectivamente. Esta prática remonta à antiguidade e permanece até os tempos atuais, através da transmissão oral. O conhecimento tradicional associado à conservação da diversidade são instrumentos utilizados em planos de gestão socioambiental, buscando promover a conservação dos recursos naturais, tendo como ponto de partida a forma como as populações percebem esses recursos, no ambiente em que vivem. Este texto apresenta uma breve revisão histórica do uso de insetos na alimentação e na medicina tradicional, objetivando contribuir para a valorização dos recursos naturais e do conhecimento tradicional local.

Publicado

2013-12-22

Como Citar

ALBERTO BATISTA SANTOS, C. A. B. S., & REMÍGIO FLORÊNCIO, R. (2013). BREVE HISTÓRICO DAS RELAÇÕES HOMEM-AMBIENTE PRESENTES NA ENTOMOFAGIA E ENTOMOTERAPIA. POLÊM!CA, 12(4), 786–798. https://doi.org/10.12957/polemica.2013.8648

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS