UM EXERCÍCIO DE RESISTÊNCIA A PARTIR DE PRÁTICAS AUTOGESTIONÁRIAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Gian Cabral de Lima
  • Maria Helena Zamora

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2018.36074

Resumo

Resumo: O presente trabalho consiste no relato de uma experiência de campo ocorrida em uma escola estadual no município de Niterói. A discussão procura se pautar nas diretrizes da pesquisa interversão e da análise institucional para habitar o espaço existencial em questão com o objetivo de analisar as práticas educacionais exercidas neste campo. O método utilizado foi a cartografia de Gilles Deleuze e Felix Guattari. Foi analisada nesta instituição a possível emergência de um grupo sujeito e suas decorrentes práticas de liberdade exercidas através de um dispositivo criado pelos próprios participantes da pesquisa, um projeto pedagógico que visa uma educação libertadora e autogestionária. Todo o processo é pensado dentro do contexto socioeconômico brasileiro e fluminense, para, por fim, se dar a análise do que foi relatado.

Palavras-chave: Experiência. Pedagogia. Escola.

Abstract: The present work consists on the report of a field experience that occurred in a state school in the city of Niterói. The discussion tries to be guided by the guidelines of the interversion research and the institutional analysis to inhabit the existential space in question with the objective of analyzing the educational practices practiced in this field. The method used was the cartography of Gilles Deleuze and Felix Guattari. It was analyzed in this institution the possible emergence of a subject group and its resulting practices of freedom exercised through a device created by the participants of the research, a pedagogical project that aims at a liberating education and self-management. The whole process is thought within the Brazilian and Rio de Janeiro socioeconomic context, in order, finally, to give the analysis of what was reported.

Keywords: Experience. Pedagogy. School.

Downloads

Publicado

2018-07-18

Como Citar

de Lima, G. C., & Zamora, M. H. (2018). UM EXERCÍCIO DE RESISTÊNCIA A PARTIR DE PRÁTICAS AUTOGESTIONÁRIAS NA EDUCAÇÃO PÚBLICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. POLÊM!CA, 18(1), 109–125. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.36074

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social