INTERDISCIPLINARIDADE E OUTROS NÍVEIS DE CONHECIMENTO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores

  • Antônio Roberto Xavier
  • José Gerardo Vasconcelos
  • Maria Jucilene Freire Lopes Marinho
  • Ana Paula Sthel Caiado

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2018.36071

Resumo

Resumo: Este artigo objetiva, sobretudo, promover o debate teórico-epistemológico sobre os desafios e possibilidades do desenvolvimento de ensino-aprendizagem interdisciplinar em razão das matrizes curriculares adotadas. É fato que a discussão sobre interdisciplinaridade no trabalho docente, apesar de não ser tão nova, encontra-se em alta e mantém interfaces com outras categorias do gênero, principalmente quando se relaciona com a gestão e as práticas educativas em sala de aula. Nesse sentido, para a produção deste artigo, seguiram-se os caminhos metodológicos da pesquisa bibliográfica do tipo descritiva com base em revisão de literatura de fontes secundárias de livros, artigos, legislação e documentos oficiais. No tocante à abordagem, acolheu-se a qualitativa, visando análise mais aprofundada das categorias elencadas, a saber: interdisciplinaridade, etnociência, multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade, destacadas nos respectivos tópicos deste artigo. Com relação à técnica interpretacional, recorreu-se à análise do discurso na perspectiva da relação indissociável do histórico com o social. Como conclusão sucinta, deixou-se posto que as práticas educativas de forma interdisciplinar são dinamizadoras e facilitadoras para uma compreensão mais ampla e diversa do ensino-aprendizagem. Desse modo, possibilitam a formulação de um saber crítico-reflexivo, promovendo a integração de conteúdos nas mais diversas áreas de conhecimento, incluindo, inclusive, o arcabouço cultural dos saberes populares e não formais aos formais e científicos.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Etnociência. Multidisciplinaridade.

Abstract: This article aims, above all, to promote the theoretical-epistemological debate on the challenges and possibilities of the development of interdisciplinary teaching-learning due to the curricular matrices adopted. It is a fact that the discussion about interdisciplinarity in teaching work, although not so new, is up and maintains interfaces with other categories of the genre, especially when it is related to management and educational practices in the classroom. In this sense, for the production of this article, we followed the methodological paths of bibliographic research of the descriptive type based on literature review of secondary sources of books, articles, legislation and official documents. With regard to the approach, the qualitative approach was adopted, aiming at a more in-depth analysis of the categories listed, namely: interdisciplinarity, ethnoscience, multidisciplinarity, multidisciplinarity and transdisciplinarity, highlighted in the respective topics of this article. With regard to the interpretative technique, we used the analysis of discourse in the perspective of the inseparable relationship between historical and social. As a succinct conclusion, it is emphasized that interdisciplinary educational practices are dynamic and facilitating a broader and more diverse understanding of teaching and learning. In this way, its allows the formulation of a critical-reflexive knowledge, promoting the integration of contents in the most diverse areas of knowledge, including the cultural framework of popular and non-formal knowledge to formal and scientific knowledge.

Keywords: Interdisciplinarity. Ethnoscience. Multidisciplinarity.

Downloads

Publicado

2018-07-18

Como Citar

Xavier, A. R., Vasconcelos, J. G., Marinho, M. J. F. L., & Caiado, A. P. S. (2018). INTERDISCIPLINARIDADE E OUTROS NÍVEIS DE CONHECIMENTO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS ÀS PRÁTICAS EDUCATIVAS. POLÊM!CA, 18(1), 068–083. https://doi.org/10.12957/polemica.2018.36071

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS