REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DILEMAS RECORRENTES E ALGUMAS QUESTÕES EM CURSO

Autores

  • Eduardo Antonio de Pontes Costa

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31043

Resumo

DOI:10.12957/polemica.2017.31043

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Resumo:
O presente texto apresenta para debate reflexões sobre os desafios que atravessam a formação de professores para a educação básica. Procura situar aspectos advindos das inovações técnico-científicas e do mundo do trabalho quando demandam modos de se constituir professor a partir do discurso da competência e da habilidade. Aponta para alguns limites nas políticas educacionais de formação docente quando essas mesmas políticas tentam articular uma profissionalização baseada na qualidade dos futuros professores que, em termos estruturais, apresentam impactos frágeis no sentido de enfrentar uma formação consolidada ainda que o que esteja em causa seja a democratização e a igualdade do acesso ao ensino. Por fim, indica algumas questões para pensar possíveis mudanças na formação cujo ponto fulcral é a afirmação de uma política de valorização docente face às variações do mundo do trabalho.

Palavras-chave: Formação docente. Política. Competência. Novas tecnologias.

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Abstract: This paper presents for discussion, reflections on the challenges that go through the training of teachers for basic education. Seeks to place issues arising from the technical and scientific innovation and the world of work when demanding ways to provide teacher from the discourse of competence and skill. In this sense, points to some limits in educational training policies for teaching profession, when these same policies try to articulate a professionalism based on the quality of future teachers, in structural terms, it presents fragile impacts to tackling a consolidated training, although what is concerned is the democratization and equality of access to education. Finally, it indicates some issues to think about possible changes in teacher training whose focal point is the statement of a policy of valorization in teacher formation in the face of changes put in process in the world of work.

Keywords: Teacher education. Policy. Competence. New technologies.

 

Biografia do Autor

Eduardo Antonio de Pontes Costa

Doutor em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Ciências da Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da Fundação Oswaldo Cruz. Graduado em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Associado do Departamento de Metodologia da Educação do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba.

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Pontes Costa, E. A. de. (2017). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: DILEMAS RECORRENTES E ALGUMAS QUESTÕES EM CURSO. POLÊM!CA, 17(3), 060–078. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31043

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS