PENSAMENTO SOCIAL DOS BRASILEIROS SOBRE CORRUPÇÃO OS BRASILEIROS E A CORRUPÇÃO

Autores

  • Ricardo Vieiralves de Castro

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31040

Resumo

DOI:10.12957/polemica.2017.31040

__________

O artigo é um ensaio teórico sobre o pensamento social dos brasileiros sobre si mesmos, sob o tema da corrupção. Articula as teorias psicossociais contemporâneas do pensamento social, em especial as de memória e representações sociais, com o modo de pensar e agir dos brasileiros em relação a corrupção. A partir do conceito de marcos referenciais promove interfaces da psicologia social com a história e estabelece, com base em alguns fatos, as condições de permanência e atualização de formas de pensamento social entre os brasileiros. A corrupção para os brasileiros é considerada como um ato de negociação provocado pela indefinição de identidades, compreendida como formas de pensamento social, e pelo estabelecimento de um modo de pensar e agir em bordas moles, compreendidas como limites identitários maleáveis que estabelecem um modo de relacionamento social sem definição de regras claras e de valências.

Palavras-chave: Pensamento social. Brasileiros. Corrupção.

_________

Abstract: The article is a theoretical essay on the social thinking of Brazilians on themselves, under the theme of corruption. Articulates the contemporary psychosocial theories of social thought, especially memory and social representations, with the way of thinking and acting of Brazilians about corruption. From the concept of benchmarks promotes social psychology interfaces with the history and sets, based on some facts, the conditions of stay and updating forms of social thought among Brazilians. Corruption for Brazilians is considered an act of trading caused by identity vagueness, understood as forms of social thought, and the establishment of a way of thinking and acting in soft edges, understood as malleable identity boundaries that establish a social relationship without defining clear rules and valences.

Keywords: Social thinking. Brazilians. Corruption.

Biografia do Autor

Ricardo Vieiralves de Castro

Pós-doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ). Graduação em Psicologia (licenciatura e bacharelado) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Vieiralves de Castro, R. (2017). PENSAMENTO SOCIAL DOS BRASILEIROS SOBRE CORRUPÇÃO OS BRASILEIROS E A CORRUPÇÃO. POLÊM!CA, 17(3), 020–037. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31040

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS