“A QUEBRADA ESTÁ ONLINE”: ANÁLISE DO USO DAS REDES SOCIAIS POR ADOLESCENTES COM HISTÓRICO DE ENVOLVIMENTO EM ATOS INFRACIONAIS

Autores

  • Alex Sandro Gomes Pessoa
  • Vinícius Willian da Costa Branquinho

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31039

Resumo

DOI:10.12957/polemica.2017.31039

__________

Este artigo tem como objetivo analisar a relação de adolescentes com histórico de envolvimento em ato infracional com as redes sociais. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratória e descritiva, fundamentada na abordagem qualitativa. Buscou-se a compreensão dos sentidos e significados das redes sociais e dos recursos tecnológicos disponíveis para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas. A pesquisa de campo foi realizada em um Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) de um munícipio de pequeno porte localizado no interior do Estado de São Paulo. O grupo foi constituído por 5 (cinco) adolescentes, de 12 a 18 anos, sendo 4 meninos e 1 menina. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, bem como foi utilizada a técnica da entrevista reflexiva. O conteúdo foi gravado em dispositivo eletrônico e, em seguida, o material coletado passou por um processo de transcrição na íntegra e as análises foram organizadas a partir da análise de conteúdo. Os resultados foram organizados em 4 (quatro) temáticas: 1) Acessibilidade a recursos tecnológicos e as redes sociais; 2) Relacionamentos interpessoais mediados pela tecnologia; 3) Atividades de interesse e sentidos pessoais em relação às redes sociais; 4) Ato infracional e uso de redes sociais. Entende-se que os achados desta investigação podem auxiliar profissionais que atuam com adolescentes na implantação de estratégias socioeducativas que dialoguem com as culturas juvenis e que impliquem no uso racional, consciente e mais saudável das redes sociais.

Palavras-chave: Adolescência. Redes sociais. Ato infracional.

__________

Abstract: This article aims to analyze the relationship of young offenders with the social networks. It is an exploratory and descriptive research, based on the qualitative approach. We sought to understand the meanings of social networks and technological resources available to adolescents who were in the correction system. The fieldwork was carried out in an institution for young offenders located in a small city in the inner of Sao Paulo State, Brazil. The group consisted of 5 (five) adolescents, from 12 to 18 years old, more specifically 4 boys and 1 girl. A semi-structured interview was conducted, as well as the reflexive interview technique was employed. The content was recorded by an electronic device and then the material went through a fully transcription process. The analyses were organized through the content analysis perspective. The findings were organized into 4 (four) thematic: 1) Accessibility to technological resources and social networks; 2) Interpersonal relationships mediated by the technology; 3) Activities of interest and personal senses in regarding social networks; 4) Delinquency and its relation with social network. The findings of this paper can help professionals who work with young offenders in the implementation of socio-educational strategies that dialogue with youth cultures and that involve the rational, conscious and healthier use of social networks.

Keywords: Adolescence. Social networks. Offenders.

Biografia do Autor

Alex Sandro Gomes Pessoa

Graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Licenciado em Educação Física, Mestre e Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Vinculado à Faculdade de Psicologia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UNOESTE. Pós-Doutorando em Psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Líder do “Grupo de Pesquisa com População em Situação de Vulnerabilidade Social” (GPPVS). Representante Latino-americano no Conselho da “International Association for the Promotion and Dissemination of Research on Resilience” (Resilio).

 

Vinícius Willian da Costa Branquinho

Graduado em Psicologia pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e Mestrando em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Gomes Pessoa, A. S., & Costa Branquinho, V. W. da. (2017). “A QUEBRADA ESTÁ ONLINE”: ANÁLISE DO USO DAS REDES SOCIAIS POR ADOLESCENTES COM HISTÓRICO DE ENVOLVIMENTO EM ATOS INFRACIONAIS. POLÊM!CA, 17(3), 001–019. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31039

Edição

Seção

QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS