TRAJETÓRIAS JUVENIS: O MAL-ESTAR DOS MAL FORMADOS

Autores

  • Viviane Giroto Guedes
  • Junia de Vilhena

DOI:

https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31038

Resumo

DOI:10.12957/polemica.2017.31038

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No Brasil, cerca de 50% da população entre 15 e 17 anos de idade está fora do ambiente escolar. O desafio de conciliar estudo e alguma forma de geração de renda responde, em grande parte, pela evasão escolar no ensino médio. Outro aspecto destacado é a inadequação da escola frente a esta realidade e a precarização material e pedagógica do ensino público nos últimos trinta anos. O presente artigo realiza uma reflexão sobre as dificuldades enfrentadas por adolescentes pobres na escola, analisando os aspectos culturais, familiares e psicossociais envolvidos nesta trajetória. O grave quadro global de desemprego, aliado à baixa qualificação, tornam o horizonte profissional deste grupo social extremamente comprometido e conduz a pensar modelos de inserção profissional que contemplem a realidade da juventude pobre brasileira.

Palavras-chave: Adolescência e juventude. Desigualdade social. Escola. Trabalho.

 

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Abstract: In Brazil, approximately 50% of the 15 to 17 aged population is out of the schooling environment. The challenge of conciliating education and some sort of income generation is the major reason for high school evasiveness. Another point to be highlighted is the inadequacy of the school facing this reality and the material and pedagogical loss of the public education in the last thirty years. This present work brings to a light the reflection about the difficulties faced by poor adolescents at school, analyzing cultural, familiar and psychosocial aspects involved throughout this trajectory. The severe global picture of unemployment, connected to lack in qualification, turns the professional horizon of this group in a compromised one and brings us to thinking about models of professional insertion that contemplates the reality of the poor Brazilian youth.

Keywords: Adolescence and youth. Social inequality. School. Work.

Biografia do Autor

Viviane Giroto Guedes

Pós-doutoranda do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Co-coordenadora do Núcleo de Meditação do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS, da PUC-Rio.

Junia de Vilhena

Psicanalista. Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social – LIPIS da PUC-Rio. Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Membro Associado da Euroscience Organization. Investigadora-Colaboradora do Instituto de Psicologia Cognitiva da Universidade de Coimbra. Pesquisadora correspondente do Centre de Recherches Psychanalyse et Médecine, CRPM-Pandora. Université Denis-Diderot Paris VII.

Publicado

2017-10-30

Como Citar

Giroto Guedes, V., & de Vilhena, J. (2017). TRAJETÓRIAS JUVENIS: O MAL-ESTAR DOS MAL FORMADOS. POLÊM!CA, 17(3), 019–033. https://doi.org/10.12957/polemica.2017.31038

Edição

Seção

LIPIS - Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa e Intervenção Social