NEOCONCRETISMO EM FOCO: REVISIONISMO E ARTE CONTEMPORÂNEA INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.12957/polemica.2014.10622Resumo
O Neoconcretismo é objeto de interesse crescente no circuito de arte internacional, com a organização de exposições em importantes museus, e a publicação de livros e artigos especializados. Esse interesse tem revisto a história desse movimento, infelizmente, nem sempre de modo favorável, tal como demonstra o artigo da pesquisadora americana Mariola V. Alvarez publicado na revista Nonsite.org, em 2013. Ao propor uma análise interdisciplinar da obra de Ferreira Gullar, ela recusou a originalidade do Neoconcretismo, que é reinserido no âmbito do Concretismo, que surgiu na Europa. O presente artigo, portanto, mostra que essa análise se sustenta no debate nunca resolvido entre o Grupo Noigandres e os poetas concretos do Rio de Janeiro, em 1957, e, também, no trabalho de críticos internacionais, que solaparam as fronteiras entre os dois movimentos. Enfim, a desconstrução desse projeto revisionista do Neoconcretismo resulta da explicitação da sua estética transdisciplinar e da sua origem histórica, que começou no campo das artes visuais, no final de 1958.
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