v. 16 n. 1 (2024)

					Visualizar v. 16 n. 1 (2024)
Publicado: 2024-01-10

Apresentação

  • EDITORIAL 2024 Quinze anos comprometidos com os saberes produzidos NA e PELAS periferias

    Leandro Sartori, Isabella Santos, Pamela Esteves
    e81652
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.81652

Artigos

  • EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM TEMPOS DE PANDEMIA DE COVID-19: uma revisão sistemática sobre o uso das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICS)

    UALISSON CLEITON DE ARAÚJO CARVALHO, Fabiana Soares Fernandes Leal
    e75144
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75144
  • LEITURA DO MUNDO E IMAGINAÇÃO MATERIAL DA PALAVRA: FREIRE E BACHELARD COMO INTERLOCUTORES

    Pablo Silva Machado Bispo dos Santos, Waldeck Carneiro, Flávia Monteiro de Barros Araujo
    e75241
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75241
  • POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA STRICTO SENSU DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FLORIANÓPOLIS: MOTIVAÇÕES E PROPOSIÇÕES NAS VOZES DOCENTES

    Juliana Priscila Gomes, Márcia Souza Hobold
    e75622
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75622
  • TEMAS CONTROVERSOS NA EDUCAÇÃO Relações entre questões ambientais e surgimento de pandemias

    Marlene Rios Melo, Tatiana Santos Andrade
    e75629
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75629
  • O ATENDENTE TERAPÊUTICO E SUAS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ESPAÇO ESCOLAR

    Celia Candido Simplicio, Joanderson de Oliveira Gomes
    e75795
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75795
  • OS ESTUDANTES SURDOS E O PROCESSO DE INCLUSÃO EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM NO ENSINO REGULAR

    Josimar de Aparecido Vieira, Juliete Michely Ribeiro dos Santos, Danielli da Costa Silva
    e75800
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.75800
  • MATEMÁTICA, GÊNERO E POLÍTICAS PÚBLICAS DO GOVERNO BOLSONARO a PNA em uma análise foucaultiana

    Eliézer Reis Vicente, Lúcia Gonçalves de Freitas
    e76800
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76800
  • O MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COMO MÉTODO DE PESQUISA PARA AS QUESTÕES RACIAIS: uma análise a partir do estado do conhecimento

    Diego Maradona da Hora Mendes, Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas
    e76843
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76843
  • SOLIDÃO, DIVISÃO SUBJETIVA E CANSAÇO: trajetórias de mulheres pobres no ensino superior

    Estela Martini Willeman
    e76881
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.76881
  • A COMPLEXA EDUCAÇÃO PLANETÁRIA DECOLONIAL EM SEU SIGNIFICADO DO PRINCÍPIO RECURSIVO RETROATIVO

    Milagros Elena Rodriguez
    e77136
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77136
  • HISTÓRIAS DE VIDA NO CURRÍCULO: possibilidades de uma emancipação freiriana

    Luís Fernando Lopes, Edson da Silva Rodrigues Lisboa, Nádia Cataryna Nogueira e Silva
    e77852
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77852
  • A IMPLEMENTAÇÃO DO “PROGRAMA EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO 2020” EM ESCOLAS PORTUGUESAS NO QUADRO DA EUROPEIZAÇÃO DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

    Valeriu Stanciu, Dora Ramos Fonseca
    e77990
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.77990
  • ARTIVISMOS FEMINISTAS E EDUCAÇÃO análises de teses e dissertações dos programas de pós-graduação (2018-2023)

    Indiara Launa Teodoro da Silva Lima, Ana Paula Abrahamian de Souza
    e78916
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.78916
  • ESCOLA SEM PARTIDO, HOMESCHOOLING E O PROGRAMA ESCOLA CÍVICO- MILITAR em exame com contribuições de Poulantzas e Mészáros

    Maria de Fátima Rodrigues Pereira, Izaias Costa Filho
    e79605
    DOI: https://doi.org/10.12957/periferia.2024.79605