PROCESSOS DE MENTORAMENTO FORTALECENTO A LIDERANÇA RELACIONAL DE MULHERES UM ESTUDO PILOTO

Autores

  • Tamara Beth Lipke State University of New York at Oswego

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33131

Palavras-chave:

liderança em educação, gênero, orientação, diretoras novatas

Resumo

A prestação de apoio a diretores por meio da orientação tem sido estudada em vários campos e em vários pontos ao longo do ciclo de carreira. Este estudo piloto qualitativo foi elaborado para explorar o impacto percebido de um manual de mentoria sobre o desenvolvimento profissional de diretores envolvidos em uma iniciativa de mentoring em um contexto de distrito escolar. Este manual serviu de guia para a construção de relacionamentos e o crescimento profissional para principiantes e primeiros carreiristas. O manual apresentou uma abordagem auto-orientada para o desenvolvimento profissional e abordou os papéis das diretoras mentora e aprendiz. Uma análise das percepções das participantes do estudo feminino contribuiu para o surpreendente achado interpretativo de que as mentoras do sexo feminino tinham maior probabilidade de vincular seu trabalho de mentoria ao seu crescimento individual. Mentoras do sexo feminino também discutiram sua orientação no contexto de suas relações com os outros. A relação formal de orientação era dual. Isso confirma pesquisas sobre mulheres e mentoria e sugere abordagens futuras para investigar o impacto de mais formas de orientação orientadas para a equipe.

Biografia do Autor

Tamara Beth Lipke, State University of New York at Oswego

Assistant Professor

Educational Administration Department

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Publicado

2018-07-10

Como Citar

Lipke, T. B. (2018). PROCESSOS DE MENTORAMENTO FORTALECENTO A LIDERANÇA RELACIONAL DE MULHERES UM ESTUDO PILOTO. Periferia, 10(2), 80–102. https://doi.org/10.12957/periferia.2018.33131