EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES PARA EFETIVAR A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Márcia Denise Pletsch UFRRJ/IM
  • Daniele Francisco de Araújo ObEE/UFRRJ
  • Marcela Francis Costa Lima PPGEDUC/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29187

Palavras-chave:

políticas de educação inclusiva, formação continuada de professores, deficiência intelectual.

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2017.29187

Este texto discute a formação continuada de professores frente às demandas colocadas pelas atuais políticas de inclusão escolar dirigidas para pessoas com deficiências, em particular, com deficiência intelectual. Para tal, toma como referência a análise qualitativa de um Programa de Formação Continuada pelo Grupo de Pesquisa Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ), realizado no ano de 2015. A pesquisa contou com a participação de 120 professores de sete redes municipais de ensino da Baixada Fluminense/RJ. Os resultados, analisados a partir da perspectiva histórico-cultural, evidenciaram que, apesar da existência de diretrizes federais favoráveis a uma política de educação mais inclusiva, as redes municipais têm implementado ações e formações muito diversas entre si. Outro dado diz respeito à importância de formações continuadas que possibilitem a participação ativa dos professores na construção de propostas pedagógicas, assim como a necessidade de ampliar ações articuladas entre a Universidade e a Educação Básica.

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, UFRRJ/IM

Doutora em Educação. Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEduc – da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ. Jovem Cientista do Nosso Estado da Faperj e Pesquisadora do CNPq. E-mail: marciadenisepletsch@gmail.com

 

Daniele Francisco de Araújo, ObEE/UFRRJ

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares – PPGEduc – da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Bolsista de Treinamento e Capacitação Técnica da FAPERJ. Pedagoga pela mesma Universidade. E-mail: dany_araujo100@hotmail.com

Marcela Francis Costa Lima, PPGEDUC/UFRRJ

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares –PPGEduc – da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; Bolsista FAPERJ. Pedagoga pela mesma Universidade. E-mail: marcela.fcl@gmail.com

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Pletsch, M. D., Araújo, D. F. de, & Lima, M. F. C. (2017). EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: POSSIBILIDADES PARA EFETIVAR A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Periferia, 9(1), 290–311. https://doi.org/10.12957/periferia.2017.29187