PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Guilherme Pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
  • Maria Isabel Ramalho Ortigão Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27341

Palavras-chave:

pesquisa quantitativa, macro/micro, pesquisa educacional, survey

Resumo

DOI: 10.12957/periferia.2016.27341

O presente trabalho busca promover algumas reflexões sobre a produção de pesquisa quantitativa em Educação. Para tanto, encara as metodologias quantitativas como parte integrante de uma lógica de pesquisa mais ampla, que proporcionam retroalimentação, em processos academicamente simbióticos. Parte-se da compreensão de que as metodologias serão escolhidas e utilizadas segundo as perguntas que se pretende responder; logo, há uma relação de macro/micro que é contemplada pela utilização de metodologias quantitativas e qualitativas, sendo que há uma desproporção na razão entre a primeira e a segunda na área. Em seguida, o texto busca apontar alguns aspectos da pesquisa quantitativa com a intenção de esclarecer e indicar possibilidades, sem pretensão de ser um guia definitivo, mas uma apresentação a pesquisadores iniciantes.

Biografia do Autor

Guilherme Pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ProPEd/UERJ).

Maria Isabel Ramalho Ortigão, Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Doutora em Educação pela Pontíficia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Comunicação e Cultura (PPGECC/UERJ) e do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ).

Downloads

Publicado

2017-03-07

Como Citar

Pereira, G., & Ortigão, M. I. R. (2017). PESQUISA QUANTITATIVA EM EDUCAÇÃO: ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Periferia, 8(1), 66–79. https://doi.org/10.12957/periferia.2016.27341