LEITURA E DISCURSO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO EM COLEÇÃO DIDÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luciano Taveira de AZEVEDO Escola Técnica Estadual Cícero Dias

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2013.7605

Palavras-chave:

Leitura. Compreensão. Livro didático. Funcionamento discursivo.

Resumo

Neste artigo, buscamos respaldo teórico nas reflexões propostas por Bakhtin (2002; 2006); Bakhtin/Voloshinov (1976; 2002); Maingueneau (1995; 2005; 2006; 2008) e Orlandi (2001a; 2001b) para pensar o funcionamento discursivo do texto e suas implicações no processo de leitura. O presente trabalho tem como objetivo analisar as atividades de leitura propostas no livro didático Português: linguagens de Cereja e Magalhães (2005), a fim de entender como os autores trabalham aspectos da discursividade em seção dedicada à compreensão textual. Dentre os métodos nos quais a pesquisa qualitativa se desdobra, optamos pela Análise de Conteúdo por entendermos que esse método permite o estudo de textos impressos.

Biografia do Autor

Luciano Taveira de AZEVEDO, Escola Técnica Estadual Cícero Dias

Mestre em Linguística pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. 

Downloads

Publicado

2013-06-30

Como Citar

AZEVEDO, L. T. de. (2013). LEITURA E DISCURSO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO EM COLEÇÃO DIDÁTICA DO ENSINO MÉDIO. Pensares Em Revista, (2). https://doi.org/10.12957/pr.2013.7605

Edição

Seção

Artigos