LEITURA E DISCURSO: UMA ANÁLISE DAS ATIVIDADES DE LEITURA E COMPREENSÃO EM COLEÇÃO DIDÁTICA DO ENSINO MÉDIO

Luciano Taveira de AZEVEDO

Resumo


Neste artigo, buscamos respaldo teórico nas reflexões propostas por Bakhtin (2002; 2006); Bakhtin/Voloshinov (1976; 2002); Maingueneau (1995; 2005; 2006; 2008) e Orlandi (2001a; 2001b) para pensar o funcionamento discursivo do texto e suas implicações no processo de leitura. O presente trabalho tem como objetivo analisar as atividades de leitura propostas no livro didático Português: linguagens de Cereja e Magalhães (2005), a fim de entender como os autores trabalham aspectos da discursividade em seção dedicada à compreensão textual. Dentre os métodos nos quais a pesquisa qualitativa se desdobra, optamos pela Análise de Conteúdo por entendermos que esse método permite o estudo de textos impressos.


Palavras-chave


Leitura. Compreensão. Livro didático. Funcionamento discursivo.

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2013.7605

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