OS VESTÍGIOS DA BIOGRAFIA EM O ATENEU, DE RAUL POMPEIA: AS MARCAS DE UM “PACTO AUTOBIOGRÁFICO” / Raul Pompeia biography vestiges in O Ateneu: marks of an !Autobiographical pact"

Autores

  • Weslei Roberto Candido Universidade Estadual de Maringá
  • Gabriela de Castro Pereira Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.31624

Palavras-chave:

Romance, Autobiografia, Memória, Raul Pompeia, Século XIX

Resumo

O presente artigo tem por escopo explorar a tênue barreira entre ficção e realidade, buscando traços de um possível “pacto autobiográfico” (LEJEUNE,2014) entre o autor e o leitor, no enigma que se criou ao longo dos anos para saber se Sérgio, a personagem do romance O Ateneu (1888), era o seu autor, Raul Pompeia. Sabe-se que a narrativa em questão é um texto ficcional. No entanto, é impossível negar a presença de traços autobiográficos do autor na construção do narrador-personagem da obra. Para explorar melhor esse caminho, traz-se para a discussão o conceito de “biografema” (BARTHES, 1978), na tentativa de elucidar como a ficção e a realidade se mesclam nessa narrativa híbrida, apontando para o fato de que a crise do romance, em fins do século XIX, legou para a narrativa brasileira um texto que sobreviveria à morte do autor na crítica literária e ganharia novo fôlego com os estudos das autoficções, dos memorialismos, dos “biografemas” e recolocaria novamente a persona ficcional do autor no centro das discussões. Desta maneira, pretende-se discutir como o romance em questão continua atual e as relações entre a ficção e a realidade ainda constitui uma página em aberto na crítica literária a respeito do romancista.

Biografia do Autor

Weslei Roberto Candido, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá

Gabriela de Castro Pereira, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Como Citar

Candido, W. R., & Pereira, G. de C. (2017). OS VESTÍGIOS DA BIOGRAFIA EM O ATENEU, DE RAUL POMPEIA: AS MARCAS DE UM “PACTO AUTOBIOGRÁFICO” / Raul Pompeia biography vestiges in O Ateneu: marks of an !Autobiographical pact". Pensares Em Revista, (10). https://doi.org/10.12957/pr.2017.31624