A PEDRA, O SAPO E O LIVRO PARA CRIANÇAS

Autores

  • Miguel Carvalho PUC/RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30993

Palavras-chave:

Livro Infantil, Poesia, Linguagem, Reflexão Crítica

Resumo

A linguagem é o miolo da discussão colocada nesse artigo. Ou, a reflexão crítica dela. Que é também a motivação da escrita desse texto e o propósito da criação para a literatura infantil. A linguagem não é propriamente acadêmica, mas o tratamento e o cuidado são tão sérios quanto cobrados. Os autores tratados basicamente são de dois tipo: os de reflexões mais teóricas - Constantino Bértolo e Octávio Paz - e dois com reflexões poéticas: Manoel de Barros e Guimarães Rosa. Outros também temperam o texto, mas pouco.

Biografia do Autor

Miguel Carvalho, PUC/RJ

Mestre em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena a Especialização em Design de Histórias em Ilustração; é pesquisador no Laboratório de Design de Histórias e professor do quadro complementar do Departamento de Artes e Design. Graduado em Programação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e especializado em Literatura Infantojuvenil pela Universidade Federal Fluminense. Na pesquisa, seu interesse de estudos é a construção de narrativas por imagens em diferentes linguagens e suportes. Como professor ministra aulas de Ilustração, Animação e Storyboard. Sua atuação na ilustração já acumula 13 livros publicados com 3 novos títulos previstos para esse ano, no campo da animação, 5 curtas metragens e nas artes cênicas diversas atuações em teatro e circo.

 

Downloads

Como Citar

Carvalho, M. (2017). A PEDRA, O SAPO E O LIVRO PARA CRIANÇAS. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30993