INFÂNCIA, PASOLINI E EDWARD GOREY ¬– UM ESTUDO SOBRE ESTILO

Autores

  • Nilton Gonçalves Gamba Junior Pontifícia Universidade Católica - RJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30914

Palavras-chave:

Infância, Literatura, Ilustração, Estilo, Narrativa.

Resumo

O presente artigo relaciona os estudos de Pier Paolo Pasolini sobre a dimensão social do estilo e a literatura infanto-juvenil. Apresentamos uma tipologia organizada em função de faixa etária, que amplia e contrapõe a visão isolada da fase infantil. Como objeto de análise, utilizamos a obra de Edward Gorey − The Grashlycrumb Tinnies.

Biografia do Autor

Nilton Gonçalves Gamba Junior, Pontifícia Universidade Católica - RJ

Coordenador do Dhis (Laboratório de Design de Histórias) do Programa de Pós-graduação em Design do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Possui graduação em Desenho Industrial com habilitação em Programação Visual pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), mestrado em Design pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor do Departamento de Artes e Design da Pontifícia Universidade Católica. Tem experiência na área de Artes, Design e Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, mídia, pós-modernidade, tecnologias, artes performativas.

Downloads

Como Citar

Gamba Junior, N. G. (2017). INFÂNCIA, PASOLINI E EDWARD GOREY ¬– UM ESTUDO SOBRE ESTILO. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30914