O PERSONAGEM ENCALHADO: FIGURAÇÕES DO FAZER LITERÁRIO EM ÂNGELA LAGO

Autores

  • Diana Navas Pontifícia Universidade Católica - SP
  • Luiz Carlos Girão Correia Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30911

Palavras-chave:

Metaficção, Texto Verbal, Texto Visual.

Resumo

O presente estudo objetiva empreender uma análise das estratégias metaficcionais às quais recorre Angela Lago na elaboração de O personagem encalhado (2006). Considerando que a autora inscreve textos verbal e visual nesta obra, almeja-se demonstrar como a narrativa assume configurações metaficcionais não apenas no plano verbal – como é comum nas narrativas contemporâneas destinadas ao público jovem –, mas também em seu aspecto visual, exibindo e materializando – em termos verbais e visuais – os impasses encontrados no processo de criação de um texto literário. 

Biografia do Autor

Diana Navas, Pontifícia Universidade Católica - SP

É pós-doutora pela Universidade de Aveiro, doutora em Literatura Portuguesa pela USP e mestre em Crítica Literária pela PUC-SP. Atua no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica da PUC-SP e suas pesquisas mais recentes concentram-se na área de literatura portuguesa e nas tendências da literatura juvenil brasileira e portuguesa. Dentre suas publicações mais recentes, destacam-se os livros Literatura juvenil dos dois lados do Atlântico (Tropelias & Companhia, 2016) e A literatura infantil e juvenil na contemporaneidade: histórias, caminhos e representações (BT Acadêmica, 2016).

Luiz Carlos Girão Correia, Universidade de São Paulo

É mestrando em Literatura e Crítica Literária pela PUC-SP, especialista em Design Gráfico pela Faculdade 7 de Setembro (2013) e graduado em Design de Moda pela Faculdade Católica do Ceará (2008). Pesquisador nos Grupos de Pesquisa "A voz escrita infantil e juvenil: práticas discursivas", pelo PEPG em Literatura e Crítica Literária na PUC-SP, e "Processos de Criação", pelo PEPG em Comunicação e Semiótica na PUC-SP. Suas pesquisas se aprofundam nas temáticas: Crítica e História da Arte, Literatura Infantil e Juvenil e Tradução Intersemiótica.

 

 

 

Downloads

Como Citar

Navas, D., & Correia, L. C. G. (2017). O PERSONAGEM ENCALHADO: FIGURAÇÕES DO FAZER LITERÁRIO EM ÂNGELA LAGO. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30911