A FABULOSA INCURSÃO DE DINO BUZZATI NA LITERATURA INFANTIL

Autores

  • Mariarosaria Fabris Universidade do Estado de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30910

Palavras-chave:

Literatura Italiana, Literatura Infanto-Juvenil, Livro Ilustrado.

Resumo

O escritor italiano Dino Buzzati é mais conhecido por seus numerosos contos e, principalmente, pelo romance O deserto dos tártaros (1940). Em A famosa invasão dos ursos na Sicília (1945), considerada, em geral, sua única incursão na literatura infanto-juvenil, ele oferece uma vasta gama de linguagens verbais e visuais. Ao criar essa fábula sobre ursos que deixam suas montanhas para conquistarem uma cidade dos homens, Buzzati, com frequência, rearranja o mesmo conteúdo de diferentes formas. Alguns autores sugerem que A famosa invasão dos ursos na Sicília responde, de forma crítica, aos dramáticos acontecimentos históricos contemporâneos de sua composição e convidam a refletir sobre a relação entre a fábula e o que ela pretende representar. Esse livro ilustrado, no entanto, impõe-se antes pela criatividade que cativa o leitor, graças à complexa riqueza da interação entre palavras e imagens. O relato é confiado a um narrador onisciente, o qual, amiúde, provoca o humor com sua intrusão na narrativa, às vezes irreverente, amenizando a amarga reflexão que essa marcante obra propõe.

Biografia do Autor

Mariarosaria Fabris, Universidade do Estado de São Paulo

Docente aposentada da USP, onde atuou na Área de Língua e Literatura Italiana (FFLCH) e de Cinema (ECA). Atualmente dedica-se ao estudo das relações entre escritores italianos e cinema. É autora de livros e de textos divulgados em publicações coletivas e periódicos no Brasil e no exterior.

Downloads

Como Citar

Fabris, M. (2017). A FABULOSA INCURSÃO DE DINO BUZZATI NA LITERATURA INFANTIL. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30910