FACES E INTERFACES DO VERBAL E DA IMAGEM NO LIVRO PARA CRIANÇA E JOVENS

Autores

  • Maria Zilda da Cunha Universidade do Estado de São Paulo
  • Maria Auxiliadora Fontana Baseio Universidade Santo Amaro - SP

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2016.30908

Palavras-chave:

Imagem, Palavra, Livro Ilustrado para Crianças e Jovens.

Resumo

Este artigo pretende abordar as relações entre palavra e imagem na Literatura de recepção infantil e juvenil, considerando alguns dos desafios impostos pela contemporaneidade. Sabe-se que essa literatura, em sua gênese, apresenta-se reconhecida por sua oralidade e escritura, entretanto, no decurso da história, se entretece com as artes visuais, tornando-se um sistema complexo em que se hibridizam códigos e linguagens. A perspectiva metodológica que assumimos está fundamentada nos princípios semióticos e nos princípios de literatura comparada. Tal perspectiva reconhece os diálogos que a literatura estabelece com outras artes, outros saberes e com as demais formas de representação.

Biografia do Autor

Maria Zilda da Cunha, Universidade do Estado de São Paulo

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora de Literatura Infantil e Juvenil nos cursos de graduação e pós-graduação em Letras na Universidade de São Paulo, SP, Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa Produções Literárias e Culturais para crianças e jovens.

Maria Auxiliadora Fontana Baseio, Universidade Santo Amaro - SP

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo. Professora do Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas na Universidade de Santo Amaro - SP, Brasil. Coordenadora do grupo de pesquisa Arte, Cultura e Imaginário.

Downloads

Como Citar

da Cunha, M. Z., & Baseio, M. A. F. (2017). FACES E INTERFACES DO VERBAL E DA IMAGEM NO LIVRO PARA CRIANÇA E JOVENS. Pensares Em Revista, (9). https://doi.org/10.12957/pr.2016.30908