PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE ASPECTOS VERBAIS EM ARTIGO ASSINADO

Autores

  • Lenir Maria ROSSAROLA Universidade Federal de Santa Catarina
  • Nara Caetano RODRIGUES Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.18111

Palavras-chave:

Gênero artigo assinado, Andaimagem, Análise linguística, Aspectos verbais.

Resumo

A articulação entre as práticas de linguagem no ensino de língua tem se mostrado um desafio no trabalho de elaboração didática dos conteúdos na disciplina de Língua Portuguesa. O estudo aqui apresentado é uma proposta de intervenção no ensino de língua materna, em turma de alunos do Ensino Fundamental II, com enfoque no gênero artigo assinado, incluindo análise linguística sobre aspectos verbais durante pelo menos um mês de trabalho em aulas regulares. Destacamos a importância da andaimagem e a sistematização dos conteúdos, além do estudo das características discursivas e estruturais do gênero em questão. A proposta consiste em leitura/escuta de textos no gênero artigo assinado, encontrados em jornais e também em textos produzidos por alunos de mesmo nível escolar, seguida de análise linguística do fenômeno gramatical aspectos verbais e produção textual com posterior divulgação. Para tanto, buscamos fundamentação teórica em Antunes (2003), Menegassi (2003), Bortoni-Ricardo (2005), Mendonça (2005), Geraldi (2012), Bezerra & Reinaldo (2013), Castilho (2014), dentre outros. Esse artigo é um desdobramento do projeto de intervenção que constitui uma das produções realizadas na disciplina Estratégias do Trabalho Pedagógico com a Leitura e a Escrita, parte da grade curricular do Programa de Mestrado Profissional em Letras -Profletras.

Biografia do Autor

Lenir Maria ROSSAROLA, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras - Português e respectivas literaturas (UFSM); especialista em TICs na Promoção da Aprendizagem, em Mídias na Educação e em Gestão Escolar (UFRGS); e, mestranda no curso de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS (UFSC). Atuação como professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (1996 - 2014), como responsável por Laboratório de Informática de Escola (2002 - 2008) e como professora supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID na Universidade de Santa Cruz - UNISC (2010 - 2013). Foi diretora da Escola Estadual de Educação Básica João XXIII (2002 - 2003) e coordenadora do Núcleo de Tecnologia Educacional de Santa Cruz do Sul (2006 - 2009).

Nara Caetano RODRIGUES, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Letras (1990), mestrado em Letras-Linguística (1997), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC (2009) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2014). Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Colégio de Aplicação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e faz parte do corpo docente do PROFLETRAS da UFSC. Tem experiência na área de Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de língua portuguesa, gêneros discursivos, análise dialógica do discurso e formação de professores. Atuou como formadora no GESTAR II-SC/RS/2010-2011. A fundamentação teórica de referência provém dos estudos do Círculo de Bakhtin.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

ROSSAROLA, L. M., & RODRIGUES, N. C. (2016). PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE ASPECTOS VERBAIS EM ARTIGO ASSINADO. Pensares Em Revista, (7). https://doi.org/10.12957/pr.2015.18111

Edição

Seção

Artigos