Pensares em Revista objetiva divulgar trabalhos acadêmicos nas áreas de Letras e Linguística, Literaturas, Língua Portuguesa, Linguística e Linguística Aplicada, Ensino de Línguas ou Linguagens e de Literaturas. Destina-se a socializar textos que divulguem resultados de pesquisas. É um periódico do Programa de Mestrado Profissional em Letras da FFP-UERJ.

Desde 2008, um grupo de docentes do Departamento de Letras da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) realiza fóruns de pesquisas, anuais, promove e socializa produções que se inserem num movimento mais amplo de produção de conhecimento. A revista eletrônica surge como desdobramento e etapa importantes no processo de construção de um Programa de Pós-Graduação stricto sensu, atende ao necessário movimento de redistribuir papéis na economia social da escrita, ao explorar o potencial da textualidade eletrônica. Nossa opção alinha-se à tendência atual de revistas acadêmicas, num âmbito global, com acesso gratuito e completo aos textos. A partir de 2014 passa a ser o periódico do Programa de Mestrado Profissional em Letras da FFP-UERJ.

Pensares em Revista conta com a colaboração das Editoras em conjunto com o Conselho Editorial, compostos por integrantes destacados na docência e pesquisa acadêmica nas áreas de abrangências, no Brasil e no exterior. A revista pretende atender aos critérios de qualidade instituídos pela comunidade científica, com setenta por cento de artigos exógenos ao corpo docente da UERJ.

Pensares em Revista aims to disseminate academic papers in the field of Literature and Linguistics books, Literature, Portuguese Language, Linguistics and Applied Linguistics, Language Teaching and Literature Teaching. It is intended to socialize texts that disseminate research results. It is a journal of the Professional Master's Program in Letters of FFP-UERJ.

Since 2008, a group of professors from the Department of Literature of the Faculty of Teacher Training (FTT) of the University of the State of Rio de Janeiro (UERJ) has held annual research forums, promoting and socializing productions that are part of a broader movement of production of knowledge. The electronic journal emerges as an important step in the process of building a stricto sensu Postgraduate Program, attending to the necessary movement of redistributing roles in the social economy of writing, while exploring the potential of electronic textuality. Our option is aligned with the current trend of academic journals, in a global scope, with free and complete access to texts. From 2014 onwards, it became the journal of the Professional Master's Program in Letters of FFP-UERJ.

Pensares em Revista counts with the collaboration of the Editors in conjunction with the Editorial Board, composed of outstanding members in teaching and academic research in the scope areas, in Brazil and abroad. The journal aims to meet the quality criteria established by the scientific community, with seventy percent of articles exogenous to the faculty of UERJ.

A revista atenderá ao critério de publicação da faixa QUALIS CAPES A-1, com 75% de contribuições exógenas e 25% de contribuições endógenas. Os trabalhos são submetidos a 2 (dois) pareceristas em sistema de pares cegos; em caso de empate, as editoras indicarão para uma terceira avaliação, responsável pelo desempate.

The journal will attend the criteria for publication of the QUALIS CAPES A-1, with 75% of exogenous contributions and 25% of endogenous contributions. The works are submitted to 2 (two) reviewers in a blind peer-review system; in case of a tie, the publishers will indicate for a third evaluation, responsible for the tiebreaker.

Pensares em Revista passou a ser um periódico quadrimestral a partir da publicação do número 14, em 1 de janeiro de 2019.

De 2012 a 2018 a periodicidade da revista foi semestral.

Pensares em Revista turned into a quarterly periodical from the publication of the number 14, on January 1st, 2019.

From 2012 to 2018 the periodicity of the journal was biannual.

A Pensares em Revista não aplica taxas de submissão, publicação ou de qualquer outra natureza em seus processos, sendo um veículo científico de acesso gratuito e aberto.

This journal offers immediate free access to its content, following the principle that providing free scientific knowledge to the public provides greater global democratization of knowledge.

Pensares em Revista does not apply rates of submission, publication or of any other nature in its processes, being a scientific vehicle of free and open access.

Sponsors

DEPEXT - SR3