Sobre a Revista

Foco e Escopo

Mural Internacional é uma revista de caráter acadêmico publicada de forma eletrônica e com acesso aberto anualmente pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O primeiro ano da publicação foi em 2010 obtendo a qualificação B2 no Qualis CAPES, à medida que foi consolidando-se no meio acadêmico como um instrumento de divulgação de conhecimento específico na área de Relações Internacionais, foi sendo reconhecida no nível nacional e internacional alcançando em 2022 a qualificação de B1 no Qualis CAPES. Seu objetivo é prover um espaço para a discussão de temas relevantes de reflexão e de pesquisa da área em termos globais. Os artigos publicados representam debates teóricos e/ou de caráter político, novas perspectivas no estudo e no processo de formulação de políticas, debates metodológicos e assuntos da prática dos atores das Relações Internacionais em sentido amplo. Igualmente, os artigos podem identificar novas tendências e particularidades do campo das Relações Internacionais. As resenhas de livros concentram-se em publicações novas (dois últimos anos) que representam contribuições importantes para os estudos internacionais nos campos empírico e teórico. A Mural Internacional trabalha em formato de fluxo contínuo, ou seja, os artigos são publicados assim que passam pelo processo de avaliação dupla cega por pares.  

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos enviados é feita por pareceristas com anonimato da autoria do texto. Os avaliadores são pesquisadores e professores reconhecidos na área de Relações Internacionais, brasileiros ou estrangeiros, que pertençam ao conselho editorial da Revista (que tem caráter consultivo) ou ao banco de pareceristas avaliadores. Os critérios para a aprovação são: a relevância dos debates teóricos e/ou a contribuição ao debate político-conceitual promovido pelo artigo, o que o artigo apresenta em termos de novas perspectivas no estudo de temas de Relações Internacionais, ou seu embasamento claro em alguns dos debates tradicionais da disciplina.

Todos os artigos serão submetidos à revisão de dois pareceristas anônimos e qualquer sugestão e/ou comentário, incluindo novo ordenamento do texto, será previamente discutido e aprovado pelo autor.

Recomendação aos avaliadores da revista Mural Internacional

Ao receber o manuscrito, solicitamos que o senhor(a) realize as seguintes ações:

- verifique e confirme se poderá fazer a avaliação do trabalho no período de 30 dias a partir da data do recebimento do convite.

Os resultados das avaliações podem ser: aceitarpublicar após pequenas correções, reformular e reapresentar ou rejeitar.

a) Aceitar: os pareceristas preenchem o formulário eletrônico com as observações a favor da publicação sem necessidade de apontamentos no corpo do artigo ou nova revisão por pares.

b) Publicar após pequenas revisões: os pareceristas preenchem o formulário eletrônico com as observações a favor da publicação e fazem seus apontamentos de correções no corpo do artigo, sem necessidade de nova revisão por pares.

c) Reformular e reapresentar: os pareceristas preenchem o formulário eletrônico solicitando as modificações necessárias, apontando as alterações recomendadas, com anotações em campo próprio do formulário de avaliação e/ou no corpo do artigo. O autor deve identificar no texto (de forma anônima) todas as alterações que foram realizadas em atendimento às recomendações dos avaliadores. Ressalta-se que as alterações realizadas no texto não garantem sua aprovação automática. Nesse caso, o texto retornará ao pareceristas para 2ª rodada de avaliação e análise detalhada das modificações para o parecer final.

d) Rejeitar: os pareceristas apontam os motivos que levaram à reprovação do artigo, podendo apresentar sugestões para a sua melhoria, visando futura submissão. Os artigos rejeitados, contendo observações dos avaliadores, são encaminhados aos autores, acompanhados dos respectivos pareceres, sem a identificação dos pareceristas.

Em caso de controvérsias quanto à avaliação de um mesmo artigo, o texto é encaminhado a outros pareceristas, a fim de se obter parecer conclusivo.  

Decisões em relação à publicação dos artigos são de responsabilidade dos editores do periódico, com base na avaliação dos pareceristas. Os editores podem publicar artigo produzido a convite, com o intuito de contribuir com debate premente da área, nessa condição, a pesquisa será objeto de avaliação apenas pelos editores. Aos editores reserva-se o direito de recusar manuscritos entregues fora do prazo determinado e aqueles cujos autores discordarem da avaliação e tiverem os pareceres mantidos pela editoria.

Os/as autores/as são informados sobre todo o processo de avaliação.

Finalizado o processo de avaliação favorável à publicação, o texto passa para a fase de produção editorial. 

Periodicidade

Esta publicação é de periodicidade anual, os artigos se publicam em formato de fluxo continuo assim que passarem pelo processo de avaliação cega por pares.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Direito Autoral

Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude da aparecerem na Mural Internacional, os artigos são de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para uso em aplicações educacionais e não-comerciais, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.

Conflito de Interesses

Se considerar que existe algum conflito de interesses tanto para avaliar, quanto para enviar uma publicação à Mural; exortamos aos interessados a fazer-nos partícipes de qualquer eventual conflito de interesses.

Critério de Ética

A Mural Internacional segue as instruções do Comitê de Publicação de Ética (Committee on Publication Ethics – COPE) (https://publicationethics.org/core-practices), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://cnpq.br/documentos-da-ciac), além das regras da comissão de ética da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (http://www.sr2.uerj.br/sr2/coep/index.php?mod=regulamenta.htm). Essas diretrizes visam manter a integridade acadêmica; incentivar a identificação de plágio, más práticas, fraudes e possíveis violações de ética; publicar errata quando necessário; certificar-se de que os artigos sejam revisados por pareceristas qualificados. 

A Mural Internacional é signatária da San Francisco Declaration on Research Assessment (DORA), um conjunto de recomendações que visa melhorar as maneiras pelas quais a produção científica é avaliada por agências financiadoras, instituições acadêmicas e outras partes.

Autorização para inclusão de texto em publicação científica

AUTORIZAÇÃO PARA INCLUSÃO DE TEXTO EM PUBLICAÇÃO CIENTÍFICA

___(Nome do autor)___residente em __________________, autoriza a inclusão do artigo "________________________" de sua autoria, na publicação eletrônica Mural Internacional, PPGRI-UERJ, disponível em formato digital para o acesso de toda a comunidade científica.

Esta aprovação é concedida sem ônus, sem limitação de território, pelo prazo de proteção de direitos autorais e estende-se apenas para as novas edições e/ou reimpressões da obra em qualquer idioma.

(Local), (dia) (mês) (ano).

(Assinatura)

_________________________

Autor

Patrocinadores

Esta revista conta com o apoio financeiro da Sub-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e do Departamento de Extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro no que tange aos recursos humanos que trabalham na Mural Internacional.

Histórico do periódico

A Mural Internacional foi criada em 2010 pelo corpo docente dos professores do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo principal é divulgar e fomentar o debate sobre pesquisas da área de Relações Internacionais, desde uma perspectiva abrangente de diferentes subáreas do campo de estudos. Com vistas a incluir trabalhos de diferentes procedências, a revista aceita artigos em português, espanhol e inglês. A nossa publicação é online e gratuita, a partir do Open Journal System, o que garante a sua completa acessibilidade. O público alvo ao qual a Mural Internacional está dirigida são pesquisadores, professores e estudantes das Relações Internacionais, assim como também, algumas disciplinas afins (Ciência Política, Sociologia e Economia). Até 2018 a revista se publicava semestralmente, o que levava a ter dois volumes editados ao ano. Sua estrutura dividia-se entre uma parte de contribuição especial orientada para artigos de operadores de política externa e relações internacionais, e para pesquisadores de especial projeção internacional; seguida de um corpo principal formado por artigos originais escritos a partir de reflexões e pesquisas; avaliado pelo sistema de pareceristas de revisão cega por pares (double-blind); e, por último, uma seção de resenhas de livros recentes que tiveram impacto no estudo das Relações Internacionais. Atualmente, a revista se publica na modalidade de fluxo continuo, o que garante a publicitação dos artigos assim que eles são aprovados pelo sistema duplo e cego de pareceristas, sem necessidade de esperar ao fechamento dos números e volumes para a sua publicação, contribuindo assim, com o principal objetivo da Revista, a circulação e geração de conhecimento original em Relações Internacionais. Dessa maneira, a revista passa a ser publicada de maneira anual, com um fluxo contínuo de publicações até que se feche o ano, quando se fecha também o volume. A Mural Internacional já está incluída nas bases de indexadores importantes, e seu Conselho Editorial é composto por professores/as e pesquisadores/as de diferentes instituições e países.