Linguística de Corpus: teoria, interfaces e aplicações

Autores

  • Lúcia Pacheco de Oliveira PUC-Rio/FAPERJ

Palavras-chave:

linguística de corpus, teoria e corpus, pesquisa empírica, corpus do português do Brasil, CORPOBRAS PUC-Rio.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar uma visão geral da Linguística de Corpus, caracterizando-a como uma área do conhecimento; levando em consideração sua interface com outras áreas; e ilustrando suas aplicações, com foco mais específico no português do Brasil. Para atingir este objetivo, este artigo discute características da Linguística de Corpus que a distinguem de outras áreas, tais como: (1) a perspectiva de linguagem que adota e a forma de fazer pesquisas empíricas, com auxílio de ferramentas computacionais e com base em evidências linguísticas extraídas de corpora; (2) a possibilidade de trazer contribuições teóricas para os estudos da linguagem, através de novas descrições de diferentes usos da língua; (3) as interfaces de pesquisa com outras áreas, tais como Linguística Sistêmico-Funcional, Linguística Aplicada e Linguística Computacional; (4) o desenvolvimento da área, inclusive no Brasil, devido às novas perspectivas que possibilita em relação à lexicografia, léxico-gramática, estudos da variação linguística em gêneros discursivos e estudos interculturais. Através da discussão dos pontos acima, espera-se indicar que a Linguística de Corpus é uma área que permite o aprofundamento sobre o conhecimento empírico de diferentes línguas estudadas, levando a novas concepções teóricas sobre a linguagem, não podendo ser considerada, portanto, apenas como uma metodologia de análise. No final do trabalho, serão brevemente apresentadas três pesquisas que incluem dados da língua portuguesa, visando exemplificar aplicações da Linguística de Corpus para o estudo do uso do português. Esses trabalhos foram desenvolvidos a partir do CORPOBRAS PUC-Rio, compilado com o objetivo de ser um corpus representativo do português do Brasil1 .

Biografia do Autor

Lúcia Pacheco de Oliveira, PUC-Rio/FAPERJ

Professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 1973, e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP. Atua como docente no Programa de Pós-Graduação em Letras da PUC-Rio, na área de Estudos da Linguagem, e na Graduação está vinculada à área de Língua Inglesa, tendo sido diretora do Departamento de Letras de 2004 a 2007. Suas áreas de estudo e pesquisa estão ligadas à Linguística de Corpus, à Linguística Aplicada, à Linguística Sistêmico-Funcional e à Retórica Contrastiva. Nos últimos anos, foi responsável pela compilação e organização de um corpus representativo do português do Brasil, o CORPOBRAS PUC-Rio, e atualmente coordena o projeto “Escrita e inclusão social: Análise de corpus e a metáfora gramatical no ensino médio”, com apoio FAPERJ.

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Oliveira, L. P. de. (2009). Linguística de Corpus: teoria, interfaces e aplicações. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27796

Edição

Seção

Estudos Linguísticos