Texto e gramática: uma introdução à Linguística Sistémico-Funcional

Autores

  • Carlos A. M. Gouveia Universidade de Lisboa / Instituto de Linguística Teórica e Computacional

Palavras-chave:

funções da linguagem, sistema, texto, instanciação, lexicogramática.

Resumo

O objectivo deste texto é introduzir o leitor nos pressupostos teórico-metodológicos da linguística sistémico-funcional, procurando sistematizar alguns dos conceitos-chave e dos marcos de desenvolvimento que sustentam o corpo de teoria. A partir de considerações gerais sobre a natureza da língua e o papel da linguagem na vida humana, o artigo começa por explorar a noção de funções da linguagem, para a partir daí explicitar como se erige este modelo de descrição gramatical. Assim, e depois de estabelecida a relação entre linguagem e sistema linguístico, afirma- se a importância do uso linguístico na descrição e constróise o texto quer como unidade de uso quer como unidade de descrição, isto é, como instanciação do sistema e única forma de a este chegarmos, em termos de conhecimento descritivo. O artigo prossegue depois com a descrição das relações de probabilidade entre o texto e o contexto, dando conta das noções de registo e de género, para de seguida descrever as redes de escolhas da lexicogramática que realizam o potencial semântico do sistema. O artigo termina com uma sistematização dos tipos/níveis de análise e da metalinguagem a eles associada.

Biografia do Autor

Carlos A. M. Gouveia, Universidade de Lisboa / Instituto de Linguística Teórica e Computacional

Professor Auxiliar de nomeação definitiva da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do ILTEC-Instituto de Linguística Teórica e Computacional, onde coordena o Grupo de Investigação Discurso e Literacia. As suas áreas de investigação são a Linguística Sistémico-Funcional, a Análise do Discurso e a Análise Crítica do Discurso. No que respeita à docência, as suas práticas têm incidido na leccionação de cadeiras de cursos de graduação, nomeadamente de Linguística Inglesa, Comunicação Intercultural e Análise do Discurso, e de seminários de diferentes cursos de pós-graduação (mestrado e doutoramento), como, por exemplo, Modelos de Análise do Discurso, Análise Crítica do Discurso e Construção Social do Género, Língua e Literacia: Géneros e Registos do Discurso, ou Pedagogia e Desenvolvimento da Escrita: Textos, Processos e Práticas. Entre múltiplos artigos nas suas áreas de investigação, publicados tanto em português como em inglês, as suas publicações incluem os seguintes livros: Introdução à Linguística: Geral e Portuguesa (1996, co-organizador), Língua (1998, co-autor), Discourse, Communication and the Enterprise: Linguistic Perspectives (2004, co-organizador).

Downloads

Publicado

2009-06-30

Como Citar

Gouveia, C. A. M. (2009). Texto e gramática: uma introdução à Linguística Sistémico-Funcional. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(24). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27795

Edição

Seção

Estudos Linguísticos