As viagens e o discurso autobiográfico de Nísia Floresta

Autores

  • Constância Lima Duarte UFMG/CNPq

Palavras-chave:

narrativa de viagem, autobiografia, Nísia Floresta.

Resumo

Nos livros em que registrou suas viagens pela Europa, Nísia Floresta deixou também, ao lado de reflexões sobre as novas culturas, depoimentos importantes da própria vida. Aliás, praticamente tudo o que se sabe hoje sobre a autora foi encontrado em seus livros, independente deles serem poemas, romances, crônicas ou ensaios, tal o caráter autobiográfico de sua obra. Para este momento, tratarei de um dos livros de viagem: o Itinerário de uma viagem à Alemanha, escrito em francês e publicado em Paris, em 1857. Em seu relato, Nísia Floresta vai privilegiar não a história da cidade que visita, mas a própria subjetividade, ou seja, as emoções que os objetos e os lugares lhe despertam. Através da memória, ela busca reminiscências da infância, ou vai ao encontro de familiares distantes, estejam eles vivos ou não, como forma de novamente re-viver momentos de felicidade. A narradora se coloca no centro da escritura, se auto contempla romanticamente, e tudo o mais parece girar à sua volta.

Biografia do Autor

Constância Lima Duarte, UFMG/CNPq

Professora Doutora de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da UFMG. Estudiosa da literatura de autoria feminina, dentre os livros publicados sobre este tema, estão: Direitos das mulheres e injustiça dos homens, de Nísia Floresta Brasileira Augusta. (1989); Nísia Floresta: vida e obra (1995; 2ª ed. 2008); Cintilações de uma alma brasileira, de Nísia Floresta . Introdução e notas. (1997); Coleção Mulher & Literatura, composta de cinco volumes (co-autoria; 2002); Revista Via-Láctea , 1914-1915 (edição fac similar, 1993); Nísia Floresta – a primeira feminista do Brasil (2005); Mulheres de Minas: lutas e conquistas (coautoria, 2008); Mulheres em Letras – Antologia de escritoras mineiras (org. 2008), entre outros.

Downloads

Publicado

2009-12-30

Como Citar

Duarte, C. L. (2009). As viagens e o discurso autobiográfico de Nísia Floresta. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 16(25). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/27780

Edição

Seção

Estudos Literários