Nomes próprios em Paulo Leminski

Autores

  • Olga Kempinska UFF

Palavras-chave:

Paulo Leminski, nomes próprios, humor.

Resumo

Este artigo propõe uma discussão sobre o uso dos nomes próprios na obra de Paulo Leminski. Com especial atenção debruça- se sobre a relação entre o nome próprio e o processo social de identificação e de classificação e sobre o potencial subversivo do humor associado ao uso poético do nome próprio por Leminski. Em conclusão insiste-se na ambiguidade envolvida na recepção do humor, subversivo e, ao mesmo tempo, comprometido devido a seu apelo à empatia do leitor.

Biografia do Autor

Olga Kempinska, UFF

Doutora em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008), mestre em Filologia Românica pela Uniwersytet Jagiellonski de Cracóvia, Polônia, e atua como professora do Departamento de Ciências da Linguagem (subárea Teoria da Literatura) da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas de Teoria da Literatura e Teoria da Arte, com ênfase nos problemas envolvidos na recepção do humor.

Downloads

Publicado

2011-06-19

Como Citar

Kempinska, O. (2011). Nomes próprios em Paulo Leminski. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(28). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26086

Edição

Seção

Estudos Linguísticos