Usos de termos do ramo cervejeiro na mídia escrita
Palavras-chave:
Ciências do léxico, migração lexical, termos cervejeiros, mídia escrita.Resumo
Este artigo apresenta uma análise lexicológica que leva em consideração aspectos sociodiscursivos da utilização de termos do ramo cervejeiro na linguagem midiática. Mostra-se, primeiro, que sua utilização em textos de divulgação científica promove migração lexical da linguagem especializada para a linguagem geral. Em seguida, investiga-se se o item lexical porter é apenas um termo ou está se vocabularizando na língua inglesa, observando-se usos do termo na linguagem cotidiana e em sites especializados. Por fim, estuda-se a utilização de designações de cerveja na tradução do texto de divulgação científica e num texto jornalístico escrito em língua portuguesa com propósito publicitário. A circulação dos termos do ramo cervejeiro nos textos pesquisados indica que sua utilização na mídia faz parte de um movimento social mais amplo de divulgação e marketing dos produtos cervejeiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.