Mia Couto: “somando colorações” no vocabulário da lusofonia

Autores

  • Neusa Barbosa Bastos PUC-SP/Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Regina Helena Pires de Brito PUC-SP/Universidade Presbiteriana Mackenzie

Palavras-chave:

léxico, discurso, Mia Couto.

Resumo

Centramo-nos, neste trabalho, em alguns aspectos da obra miacoutiana, no tocante à criatividade/produtividade do sistema lexical da língua portuguesa, resultante da aplicação de estratégias utilizadas pelo escritor no ato da textualização discursiva. Fixamo-nos em aspectos culturais lusófonos presentes em fragmentos de O beijo da palavrinha e de Estórias abensonhadas, relativamente à incorporação de palavras novas, o que nos leva à confirmação de que com o “velho”, o aprendido, constrói-se o “novo”. A perspectiva que orienta nossas reflexões parte do entendimento de que somos parte de um intricado e múltiplo espaço “lusófono”.

Biografia do Autor

Neusa Barbosa Bastos, PUC-SP/Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutora pela Universidade do Porto/Portugal e doutora em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela PUC-SP. Atualmente, é professora titular da Pontificia Universidade Católica de São Paulo e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, consultora “ad hoc” da CAPES e da FAPESP e membro do GT de Linguística Brasileira da ANPOLL - Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Publica e orienta extensamente nas áreas de Letras, Linguística e Educação, com ênfase em Historiografia Linguística.

Regina Helena Pires de Brito, PUC-SP/Universidade Presbiteriana Mackenzie

Pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho (Portugal) e doutora em Linguística pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP e da Universidade Presbiteriana Mackenzie, onde atua como professora do Programa de Pós-graduação em Letras. Membro do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Linguística de Timor Leste, coordena o Projeto Universidades em Timor-Leste. É pesquisadora do Projeto LUSOCOM: estudo das políticas de comunicação e discursos no espaço lusófono, junto ao NECS (Núcleo de Estudos de Comunicação e Sociedade) do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho e pesquisadora convidada do Grupo de Historiografia Linguística do IPPUC-SP.

Downloads

Publicado

2011-06-19

Como Citar

Bastos, N. B., & Brito, R. H. P. de. (2011). Mia Couto: “somando colorações” no vocabulário da lusofonia. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(28). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26080

Edição

Seção

Estudos Linguísticos