Da magia a Kant: considerações sobre a relação de Goethe com a filosofia

Autores

  • Magali Moura UERJ

Palavras-chave:

Goethe, filosofia, literatura alemã.

Resumo

As discussões travadas em torno da figura central da literatura alemã do século 18, Johann Wolfgang Goethe, configuram um ideário complexo e dinâmico, inaugurando um novo tempo na vida intelectual alemã. Aproveitando-se desta característica, o presente trabalho trata de destacar as leituras filosóficas que nortearam o poeta alemão a construir esta relação dialógica com o pensamento de sua época, a fim de construir sua própria forma de ver o mundo.

Biografia do Autor

Magali Moura, UERJ

Doutora em Letras (Literatura alemã) pela USP e pós-doutora pela UNESP/Araraquara. Em conjunto com a professora Wilma Patrícia Maas (UNESP), coordena o grupo de pesquisa UERJ/ UNESP/CNPQ “Literatura, arte e filosofia na Época de Goethe e desenvolve como atividade de extensão o site www.epocadegoethe.com.br. Atua na graduação de Letras como professora de Literatura Alemã e integra o corpo docente do mestrado em Literatura Comparada e Teoria da Literatura na UERJ. Publicou o livro Aspectos da época de Goethe (2011) em co-autoria com Izabela Maria Furtado Kestler e organizou a coletânea De rupturas e seus protagonistas. Encontros com a literatura mundial (2007) em conjunto com Delia Cambeiro, além de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Moura, M. (2011). Da magia a Kant: considerações sobre a relação de Goethe com a filosofia. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26063

Edição

Seção

Estudos Literários