Mulheres, sociedade e Iluminismo: o surgimento de uma filosofia protofeminista na inglaterra do século XVIII

Autores

  • Anderson Soares Gomes UFRRJ

Palavras-chave:

filosofia, iluminismo, protofeminismo.

Resumo

No século XVIII, pensadores de diferentes áreas do conhecimento inauguraram uma nova perspectiva epistemológica para o Ocidente. Na filosofia, economia e política, entre outros campos do saber, ideias inovadoras romperam com os paradigmas do pensamento europeu. Esses conceitos revolucionários ficaram conhecidos historicamente sob o termo Iluminismo. É nesse novo panorama intelectual que surge na Grã-Bretanha um grupo de autores que pela primeira vez questiona a posição de inferioridade social na qual as mulheres se encontram. William Alexander, Mary Astell, Catharine Macaulay e Mary Wollstonecraft são alguns dos pensadores que escrevem obras de cunho protofeminista, lançando as bases de uma filosofia de emancipação e direitos iguais para as mulheres do século XVIII. A partir dos escritos de filósofos como David Hume, John Locke e Jean-Jacques Rousseau (e da crítica dos mesmos), essas vozes que advogam uma maior igualdade no tratamento da figura feminina articulam um novo posicionamento da mulher em nível histórico, social e educacional.

Biografia do Autor

Anderson Soares Gomes, UFRRJ

Doutor em Letras e professor adjunto de inglês e literaturas de língua inglesa na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisador do CNPq e autor do livro Literatura Norte-Americana (IESDE, 2009). Vice-coordenador do projeto CAPES/ FIPSE - Consórcio em Educação e Diversidade no Instituto Multidisciplinar da UFRRJ. Desenvolve pesquisa nas áreas de discurso historiográfico, narrativas contemporâneas e teorias da imagem.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Gomes, A. S. (2011). Mulheres, sociedade e Iluminismo: o surgimento de uma filosofia protofeminista na inglaterra do século XVIII. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26059

Edição

Seção

Estudos Literários