Dois momentos da épica árcade-neoclássica brasileira: ‘Vila Rica' e 'Muhuraida’

Autores

  • Anazildo Vasconcelos da Silva UFRJ
  • Christina Bielinski Ramalho USP/FAPESP

Palavras-chave:

épica árcade-neoclássica brasileira, Vila Rica.

Resumo

Estudo das obras Vila Rica, de Cláudio Manuel da Costa, e Muhuraida, de Henrique João Wilkens, que integram a épica árcade-neoclássica brasileira, com enfoque nas características da produção épica da época e nos recursos inventivos dos poetas árcades-neoclássicos brasileiros.

Biografia do Autor

Anazildo Vasconcelos da Silva, UFRJ

Professor aposentado de Teoria da Literatura da UFRJ, onde atuou como semiólogo e criador da teoria sobre a “semiotização literária do discurso” (Elo: 1984). Dentre os livros de sua autoria, incluem-se Quem canta comigo. Representações do social na poesia de Chico Buarque (Garamond: 2010) e Formação épica da literatura brasileira (Elo: 1987), entre outros. Organizou obras coletivas e escreveu inúmeros artigos e capítulos de livros, dedicando-se sobretudo à teorização e à crítica de poesia.

Christina Bielinski Ramalho, USP/FAPESP

Doutora em Letras. Encontra-se atualmente vinculada à Universidade de São Paulo como bolsista FAPESP de pós-doutorado, com a pesquisa “A cabeça calva de Deus: o epos caboverdiano na poesia de Corsino Fortes.”. Junto com Anazildo Vasconcelos da Silva, publicou o primeiro volume de História da epopeia brasileira (Rio de Janeiro: Garamond, 2007). São também de sua autoria Elas escrevem o épico (Ed. Mulheres: 2005) e Dois ensaios sobre poesia (EDUNISC, 2007), entre outros livros.

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

Silva, A. V. da, & Ramalho, C. B. (2011). Dois momentos da épica árcade-neoclássica brasileira: ‘Vila Rica’ e ’Muhuraida’. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 18(29). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26058

Edição

Seção

Estudos Literários