PREFIXAÇÃO: COMPOSIÇÃO OU DERIVAÇÃO? NOVOS ENFOQUES SOBRE UMA ANTIGA POLÊMICA

Autores

  • Carlos Alexandre Gonçalves UFRJ/CNPq

Palavras-chave:

Morfologia, Composição, Prefixação, Continuum.

Resumo

Neste texto, repensamos uma antiga polêmica envolvendo a prefixação em português: se esse processo alinha-se à sufixação e, com isso, diferencia-se da composição, ou, na verdade, filiase à composição, distinguindo-se da sufixação. Ao longo do artigo, mostramos que a prefixação não constitui processo uniforme e, por isso mesmo, está longe de ser globalmente considerada composição ou derivação. Como Nunes (2009: 291), acreditamos que “a individualidade dos elementos prefixais nos obriga a considerar a prefixação como um processo heterogéneo e que é o comportamento diferenciado de cada elemento prefixal que permite a classificação da prefixação enquanto processo derivacional ou enquanto processo composicional de formação de palavras”. Essa imprecisão indicia que uma classificação com base em protótipos e por meio de continuum é mais vantajosa para a descrição das operações morfológicas do português.

Biografia do Autor

Carlos Alexandre Gonçalves, UFRJ/CNPq

Professor Associado III da Faculdade de Letras da UFRJ, instituição onde se doutorou em 1997 e onde atua desde 1994. Desde 1998, integra o Programa de Pós-graduação em Letras Vernáculas. Possui pós-doutoramento, subvencionado pelo CNPq, em interface morfologia-fonologia (UNICAMP, 2001). É pesquisador da área de Linguística, com ênfase em morfologia e fonologia do português. Publicou Iniciação aos estudos morfológicos: flexão e derivação em português (Contexto, 2011), Introdução à morfologia não-linear (Publit, 2009) e Otimalidade em foco: morfologia e fonologia do português (Ed. Publit, 2009), além de diversos capítulos de livros e artigos científicos tanto no Brasil quanto no exterior. É coordenador do NEMP (Núcleo de Estudos Morfossemânticos do Português), ao lado de Maria Lúcia Leitão de Almeida. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq desde 2000, vem orientando dissertações de mestrado, teses de doutorado e trabalhos de iniciação científica.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Gonçalves, C. A. (2012). PREFIXAÇÃO: COMPOSIÇÃO OU DERIVAÇÃO? NOVOS ENFOQUES SOBRE UMA ANTIGA POLÊMICA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22625