GRAMÁTICA E ENSINO: UMA DISCUSSÃO NA PERSPECTIVA DO TEXTO E DO DISCURSO

Autores

  • Maria Cleci Venturini Unicentro - Campus Santa Cruz

Palavras-chave:

Discurso, língua, gramática e ensino efeitos de sentido.

Resumo

A reflexão em torno da gramática e do ensino na perspectiva do texto e do discurso exige que o estudioso da língua e da linguagem se posicione teoricamente e coloque no mesmo eixo esses componentes, tomando-os como processo. Esses posicionamentos demandam uma concepção de língua que dê conta não só das regularidades com que trabalha a gramática, mas também do seu funcionamento social e histórico e desloque os sentidos da gramaticalidade. A consequência imediata disso está na concepção de língua estruturada por dois “reais”: o da língua e o da história. O primeiro nega a univocidade e destaca as regularidades da língua como um modo de instaurar evidências de homogeneidade e, o segundo abarca a impossibilidade de a língua constituir-se como totalidade, definindo-se pela contradição, que afeta a materialidade em seu funcionamento discursivo. Buscamos, a partir dessa filiação, analisar materialidades de diferentes domínios, com vistas a defender um ensino da gramática, que priorize a língua os efeitos de sentido, constituídos pelas injunções do histórico e do social. Sustentamos nossas posições no pressuposto de que no âmbito da gramática e de suas regularidades, irrompe o equívoco, sinalizando que há, na língua, espaços para a incompletude, para o impossível, para a opacidade. Os fundamentos teóricos advêm de estudiosos da gramática e do ensino e, também, analistas de discurso, centrados em Pêcheux, Milner, Gadet e Orlandi.

Biografia do Autor

Maria Cleci Venturini, Unicentro - Campus Santa Cruz

Professora da Universidade Estadual do Centro-Oeste. Possui Doutorado em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Federal de Santa Maria. Atua na área de Linguística, com ênfase em Estudos discursivos do texto e pesquisa em Letras. É pesquisadora do Laboratório Corpus – UFSM e líder do grupo de pesquisa Língua & Linguagens (UNICENTRO). É membro do corpo permanente do Mestrado em Letras (Unicentro), ministrando as disciplinas Texto, memória, subjetividade; Espaço urbano, memória e patrimônio; Identidade, cultura e representação.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Venturini, M. C. (2012). GRAMÁTICA E ENSINO: UMA DISCUSSÃO NA PERSPECTIVA DO TEXTO E DO DISCURSO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22622