PODE A ENUNCIAÇÃO CONTRIBUIR PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA?

Autores

  • Valdir do Nascimento Flores UFRGS/CNPq
  • Paula Ávila Nunes UTFPR

Palavras-chave:

Gramática, Enunciação, Ensino, Língua Portuguesa.

Resumo

O artigo discute como o conceito de gramática pode ser pensado do ponto de vista da Teoria da Enunciação de Émile Benveniste, reunida nos Problemas de Linguística Geral, volumes I e II. Para tanto, propõe pequena revisão das diferentes acepções que o termo gramática tem assumido ao longo dos estudos linguísticos brasileiros. O texto finaliza com algumas considerações acerca da relevância da proposta de uma Gramática da Enunciação para o ensino de língua materna.

Biografia do Autor

Valdir do Nascimento Flores, UFRGS/CNPq

Possui doutorado em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), pós-doutorado, com bolsa do CNPQ, sob a direção de Dominique Ducard, na Université de Paris XII-Val-de-Marne, e pós-doutorado, com bolsa da CAPES, sob a direção de Claudine Normand, na Université de Paris X - Nanterre. Atualmente é Coordenador do Programa de Pós-graduação em Letras (Mestrado e Doutorado) da UFRGS, professor Associado de Língua Portuguesa do curso de Graduação e professor e orientador do Programa de Pós graduação em Letras da mesma Universidade. Coordenou a elaboração do Dicionário de Lingüística da Enunciação (Editora Contexto). Coordenou o grupo de professores que elaborou a proposta de criação do Curso de Fonoaudiologia da UFRGS. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística da Enunciação. É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq.

Paula Ávila Nunes, UTFPR

Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de Estudos da Linguagem, com especialidade em Estudos do Texto e do Discurso. Realizou estágio pós-doutoral na mesma instituição, como bolsista CAPES/ REUNI, com o projeto “A especificidade da enunciação escrita e suas implicações pedagógicas: uma contribuição para o ensino de leitura e produção textual em nível acadêmico”. É colaboradora no projeto de pesquisa “O aspecto vocal/fônico da enunciação nos distúrbios de linguagem”, vinculado ao CNPq. Atualmente, é professora de Língua Portuguesa e Linguística do Departamento Acadêmico de Comunicação e Expressão (DACEX) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua na área de Linguística, com ênfase em Linguística da Enunciação, sobretudo em sua relação com tradução e o ensino de língua e de produção textual. Também atua no âmbito de Línguas Estrangeiras Modernas e Língua Portuguesa, com interesse maior em ensino de línguas e avaliação discente.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Flores, V. do N., & Nunes, P. Ávila. (2012). PODE A ENUNCIAÇÃO CONTRIBUIR PARA O ENSINO DA GRAMÁTICA?. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22621