FEYNMAN, A LINGUÍSTICA E A CURIOSIDADE, REVISITADO

Autores

  • Renato Miguel Basso UFSCar
  • Roberta Pires de Oliveira UFSC/CNPq

Palavras-chave:

Aula de Português, Ciência, Curiosidade, Gramática, Linguística.

Resumo

Este ensaio expõe razões para que a linguística entre nas aulas de português, com o objetivo de despertar a curiosidade dos alunos para a linguagem, ensinando a construir gramáticas e levando ao aprendizado da metodologia científica; interferindo assim não apenas na aprendizagem da língua escrita (como segunda língua), mas também na aprendizagem de disciplinas científicas.

Biografia do Autor

Renato Miguel Basso, UFSCar

Professor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), doutor em Linguística pela Unicamp. Tem pesquisado desde a graduação sobre questões relativas a eventos em línguas naturais, como aspecto verbal e acionalidade. Em parceria com o prof. Rodolfo Ilari, publicou o livro O português da gente. Em cooperação com outros pesquisadores, publicou um livro de introdução à semântica formal e um manual sobre a história da língua portuguesa. Contribuiu com os capítulos sobre o verbo, a preposição, o advérbio e o artigo definido para o volume 2 da Gramática do Português Culto Falado no Brasil. Atualmente estuda a formação do português brasileiro e a semântica dos indexicais.

Roberta Pires de Oliveira, UFSC/CNPq

Doutora em Linguística pela Katholieke Universiteit Leuven (1995). Pós-doutorou-se no Massachussets Institute of Techonology (MIT), de 2004 a 2005, e em Harvard University, de 2012 a 2013. É professora na Licenciatura em Letras e na Pós-Graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina e professora efetiva da Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Paraná e da Pós-Graduação em inglês da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nas áreas de Semântica e Pragmática de vertente formal; Filosofia da Linguagem; Educação. Coordenou o projeto de cooperação internacional Capes/Cofecub, “Nominais Nus no PB: a interface sintaxesemântica”, juntamente com a professora Carmen Dobrovie-Sorin, CNRSLLF, Paris 7 de 2009 a 2012. Coordenou a primeira Licenciatura em Letras - Português a distância da Universidade Federal de Santa Catarina de 2009 a 2012.

Downloads

Publicado

2012-06-19

Como Citar

Basso, R. M., & Oliveira, R. P. de. (2012). FEYNMAN, A LINGUÍSTICA E A CURIOSIDADE, REVISITADO. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 19(30). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/22619