As políticas de línguas sobre o guarani no Paraguai e o bilinguismo imaginário

Autores

  • Joyce Palha Colaça Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2016.21231

Palavras-chave:

História das Ideias Linguísticas - Políticas de Línguas - Língua Guarani - Bilinguismo Imaginário

Resumo

O artigo que aqui se apresenta é um recorte de nossa tese de doutorado, em que analisamos discursivamente a construção do lugar que ocupa o guarani no Paraguai, como língua oficial na atualidade. Para tanto, filiamo-nos às pesquisas desenvolvidas no âmbito da História das Ideias Linguísticas (AUROUX, 1998, 2009 [1992], 2010 [1994]; ORLANDI, 1983, 1988, 2008 [1990]), em seu entrelaçamento com a Análise do Discurso de linha francesa (PÊCHEUX, 1988 [1975], 1990 [1969]; 2010 [1994]), para construir nossa reflexão e avançar nos estudos referentes ao tema. Objetivando compreender os sentidos produzidos acerca do imaginário de bilinguismo, analisamos as ações da Secretaria de Políticas Linguísticas, a partir da descrição de três projetos, dentre os quais selecionamos o intitulado Rohayhu Che Ñe’ẽ: una semana en lengua guaraní. Observamos o funcionamento dos discursos sobre o guarani no espaço de enunciação (GUIMARÃES, 2005) paraguaio e, também, no latino-americano, por sua incorporação como língua oficial de trabalho do Mercosul. Pela análise empreendida, foi possível verificar como a memória (PÊCHEUX, 2007) sobre as línguas se inscreve na produção de políticas de línguas sobre o bilinguismo, pela promoção de um bilinguismo imaginário. No jogo das relações de forças travadas no embate entre as línguas, nas textualidades analisadas, materializam-se os efeitos de sentidos produzidos ideológica e historicamente, em um processo que segue promovendo a língua.

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http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2016.21231

Biografia do Autor

Joyce Palha Colaça, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em Letras - Habilitação: Português/ Espanhol (2001-2005), mestrado em Letras (2008-2010) e Doutorado em Estudos de Linguagem (2011-2015) pela Universidade Federal Fluminense. É professora assistente de Língua Espanhola na Universidade Federal de Sergipe, onde coordena um grupo do PIBID na área de Espanhol. Além disso, atua no corpo editorial da Revista Icarahy da UFF e da Revista Línguas e Letras da UNIOESTE. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas e Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Espanhola. Atualmente pensa em questões relacionadas ao discurso e ensino.

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Publicado

2016-06-04

Como Citar

Colaça, J. P. (2016). As políticas de línguas sobre o guarani no Paraguai e o bilinguismo imaginário. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 23(38). https://doi.org/10.12957/matraga.2016.21231

Edição

Seção

Estudos Linguísticos