O “DISCURSO QUEBRADO” DE SERGE DOUBROVSKY: ESCRITURA COMO INSTALAÇÃO?

Autores

  • Luciana Persice Nogueira UERJ

Palavras-chave:

Doubrovsky, autoficção, discurso quebrado, Proust

Resumo

A aproximação do romance de Serge Doubrovsky da ideia de instalação é possível a partir da proposta geral do autor (explicitada em vários de seus ensaios) ao elaborar sua “autoficção”: ele visa solicitar a sensibilidade do leitor por vias que ultrapassam a mera leitura culta. Ele busca, através de sua “escritura consonântica”, um contato direto com outras artes, notadamente a música e as artes visuais, pois a calca em propriedades fonéticas que, segundo ele, geram criatividade e produtividade no campo semântico. Além disso, o autor pretende realizar uma comunicação direta com a afetividade e os impulsos afetivos de seu leitor através da sua “psicanálise existencial” e de sua escritura “para o inconsciente”. O “discurso quebrado” é seu principal instrumento para atingir esse objetivo. Essa proposta, aparentemente inovadora, pode ser rastreada em um de seus temas de estudo preferidos: a obra de Marcel Proust.

Biografia do Autor

Luciana Persice Nogueira, UERJ

Professora adjunta da UERJ. Publicou, entre outros, os seguintes artigos: Loucos, bufões, cegos e manetas : os contadores de histórias de Tahar Ben Jelloun. Revista Criação & Crítica (USP), v.1, p.91-101, 2014; Proust et sa vision de Ruskin: rétrospection et passage entre les “deux côtés”, CAIEF, Paris. n°66, pg.279/305, 2014 (Prêmio de 2013 da AIEF para o Jovem Pesquisador da América Latina); Proust e o cadafalso de Camus: a “festa da velhice” e o “Sobre a leitura, Caligrama (UFMG), Belo Horizonte, v.19, n°1, pg.167/186, 2014.

Downloads

Publicado

2015-12-30

Como Citar

Nogueira, L. P. (2015). O “DISCURSO QUEBRADO” DE SERGE DOUBROVSKY: ESCRITURA COMO INSTALAÇÃO?. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(37). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19931