ESTILO, AUTOBIOGRAFIA E AUTODIDATISMO: GRACILIANO RAMOS E OS SENTIDOS DE INFÂNCIA

Autores

  • Marcelo da Silva Amorim Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Estilística, autobiografia, autodidatismo, Graciliano Ramos

Resumo

Neste artigo, pretende-se indicar como as composições orais de que se apropriou Graciliano Ramos em sua narrativa Infância instituem efeitos ao mesmo tempo estilísticos e interativos para um público leitor, com significados construídos a partir da necessidade de atualização de fatos autobiográficos no presente do narrador e na sua constituição enquanto sujeito autodidata.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Amorim, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutor em Língua Portuguesa UERJ e PhD em Literatura Luso-brasileira pela University of North Carolina - Chapel Hill (Estados Unidos), éprofessor adjunto e chefe do Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras Modernas da UFRN, ensina língua portuguesa na licenciatura e literatura comparada no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL). Seus últimos livros publicados são Autobiografia e autodidatismo no projeto literário de Graciliano Ramos (2012) e O gato de Beaugency (2013), ambos pela EDUFRN.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Amorim, M. da S. (2013). ESTILO, AUTOBIOGRAFIA E AUTODIDATISMO: GRACILIANO RAMOS E OS SENTIDOS DE INFÂNCIA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19848

Edição

Seção

Estudos Linguísticos