DA CRÍTICA ESTILÍSTICA À ESTILOMETRIA LITERÁRIA

Autores

  • Camillo Cavalcanti Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

teoria literária, revisão, epistemologia, metodologia da crítica, ciência da literatura.

Resumo

Este artigo contribui com os recentes esforços para resgatar a Estilística da condenação promovida pelos Estudos Literários no Brasil. A história da Estilística será o caminho para realizar esta tarefa. O objetivo é demonstrar que a Estilística usa o método estilométrico – análise qualitativa de amostras quantitativas – desde a formação, sendo, pois, sua marca essencial. Propõe-se um novo uso da Estilometria, especificamente para a Literatura, capaz de transformar a simples construção de valores matemáticos para a complexa abordagem de conteúdos hermenêuticos.

Biografia do Autor

Camillo Cavalcanti, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ. Professor Adjunto de Literatura, Teoria e História Literária na UESB – Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. É livre-pensador, com vários livros, artigos e alguns títulos. Editou a Revista Fólio n. 3, vol. 1 e integra o corpo editorial de dois periódicos.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Cavalcanti, C. (2013). DA CRÍTICA ESTILÍSTICA À ESTILOMETRIA LITERÁRIA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19843

Edição

Seção

Estudos Linguísticos