ESTUDOS ESTILÍSTICOS NO BRASIL

Autores

  • Carlos Eduardo Falcão Uchôa Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

estilo, Estilística, expressividade, funções da linguagem, recursos estilísticos.

Resumo

Este artigo objetiva mostrar os inícios e a progressão dos estudos estilísticos no Brasil. Após uma introdução sobre o surgimento, na Europa, da Estilística como disciplina de pesquisa no campo da linguagem, detém-se, sucessivamente, nas contribuições de filólogos, linguistas, teóricos da literatura e gramáticos para o estudo dos mais variados recursos estilísticos ocorrentes sobretudo em autores brasileiros.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Falcão Uchôa, Universidade Federal Fluminense

Professor Emérito e Professor Titular de Linguística da Universidade Federal Fluminense (UFF). Livre-Docente em Linguística. Últimas publicações: Sobre o ensino da análise sintática: história e redirecionamento. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2010; A linguagem: teoria, ensino e historiografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Lucerna, 2008; O ensino da gramática: caminhos e descaminhos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Uchôa, C. E. F. (2013). ESTUDOS ESTILÍSTICOS NO BRASIL. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(32). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19836

Edição

Seção

Estudos Linguísticos