POLÊMICAS LITERÁRIAS NO IMPÉRIO DA RETÓRICA

Autores

  • Carlos Eduardo de Almeida Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Polêmicas literárias, retórica, sistema literário brasileiro

Resumo

Este artigo analisa a estrutura e a funcionalidade das polêmicas literárias na cultura brasileira do século XIX. Demonstra que o discurso polêmico obedeceu a um determinado protocolo de atuação marcado pela oralidade e pela retórica, sinalizando para a íntima relação entre tal protocolo e o tipo de hábito reflexivo que se desenvolveu no sistema literário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo de Almeida, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Tem estudos de pós-Doutorado em Literatura Brasileira (2010) é Doutor em Literatura Comparada (2006) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde integra o grupo de pesquisa Estudos literários: fundamentos conceituais e história. Publicou o livro Entre o próprio e o alheio: a construção literária da nação brasileira (São Paulo: Ômega, 2007), além de artigos e prefácios.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

ALMEIDA, Carlos Eduardo de. POLÊMICAS LITERÁRIAS NO IMPÉRIO DA RETÓRICA. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 33, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19777. Acesso em: 11 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Literários