INTRODUÇÃO AO CARÁTER MISTO DOS GÊNEROS POÉTICOS E RETÓRICOS

Autores

  • Maria do Socorro Fernandes de Carvalho Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Barroco, século XVII, retórica, poética, imitação

Resumo

O presente artigo traz algumas reflexões preliminares sobre a ocorrência e contínua ascensão dos mistos nos poemas escritos no século XVII em língua portuguesa. Mesmo gêneros poéticos convencionais, imitados de autores modelares antigos, como Virgílio, foram apropriados a partir da inclusão da mescla de componentes textuais de outros gêneros, e assim reafirmaram seus lugares na convenção da poesia instruída por retóricas antigas e modernas. O artigo traz uma apreciação breve do conceito de gênero, o misto e relações entre poética e retórica.

Biografia do Autor

Maria do Socorro Fernandes de Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Professora Associada da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), no curso de Letras. Na graduação atua na área de literatura portuguesa; na pesquisa acadêmica, estuda as letras do Antigo Regime ibérico a partir de suas retóricas e poéticas. Já lecionou na UFPI e na UFRJ. É autora do livro Poesia de Agudeza em Portugal (EDUSP, 2007) e Preambulares do livro antigo no Brasil e em Portugal (EDUFPI, 2009). Coordena o grupo de pesquisa Lírica de agudeza (CNPq).

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

Carvalho, M. do S. F. de. (2013). INTRODUÇÃO AO CARÁTER MISTO DOS GÊNEROS POÉTICOS E RETÓRICOS. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 20(33). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19775

Edição

Seção

Estudos Literários